Brigada Militar, através do 1° BABM, realiza prisão em flagrante por crime de maus-tratos a cães e gatos
Neste sábado, (18/10), a Brigada Militar, por meio dos policiais militares do 1º Batalhão Ambiental de Sapucaia do Sul, prestou apoio ao Oficial de Justiça no cumprimento de um mandado judicial de busca e apreensão em um criadouro irregular situado no município de Novo Hamburgo.
A ação teve como objetivo o recolhimento de animais pela ONG Pata Santa, conforme determinação judicial.
No local, a equipe realizou contato com o responsável pelo imóvel, que autorizou o ingresso dos policiais e do Oficial de Justiça.
Durante a diligência, foram constatadas condições de maus-tratos a animais, sendo localizados 61 exemplares — 45 cães, entre as raças Shih Tzu, Bulldog Francês e Spitz Alemão, e 16 gatos da raça Persa — mantidos em ambientes insalubres, com acúmulo de fezes e urina, além de infestação de baratas.
A médica-veterinária que acompanhava a operação atestou tecnicamente o estado de sofrimento e comprometimento do bem-estar dos animais, confirmando a negligência e omissão de cuidados por parte do responsável.
No interior da residência, também foram encontrados medicamentos veterinários vencidos, configurando irregularidade sanitária.
Diante das evidências e da materialidade do delito, foi dada voz de prisão ao responsável pelo criadouro, que foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais domésticos, conforme o artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/98.
Os animais foram recolhidos pela ONG Pata Santa e permanecerão sob a guarda da instituição até nova deliberação judicial.
Comando Ambiental
O Braço Verde da Brigada Militar Brigada Militar
Patrimônio do povo gaúcho
Em caso de emergência, ligue 190.
Comunicação Social do 1º BABM
Evaldo Gomes Notícias/Canguçu - Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog