Polícia Civil desmantela esquema de falsificação de exames em equinos em Bagé.
Uma médica veterinária é suspeita de falsificar exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE). Durante as buscas, foram apreendidos documentos comprobatórios de fraudes na residência da investigada.
A ação teve apoio de fiscais agropecuários da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI). #1Decrab_Bagé
Bagé, RS, 03/10/2025 - A Polícia Civil deflagrou uma operação de busca e apreensão na tarde desta quinta-feira em Bagé, visando uma médica veterinária suspeita de falsificar exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE).
A ação foi conduzida pela 1ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB/Bagé), com o apoio de fiscais agropecuários da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI).
Durante as buscas, foram apreendidos documentos que comprovam as fraudes na residência da investigada.
A Investigação e a Fraude
As investigações tiveram início no começo de setembro, após várias denúncias para a DECRAB e a SEAPI relatando desconfiança sobre a veracidade dos exames de AIE realizados pela veterinária em seus equinos.
O exame de AIE é obrigatório para equinos que participam de eventos com aglomeração e deve ser informado à SEAPI. Para realizá-lo legalmente, o veterinário precisa coletar uma amostra do animal e encaminhá-la a um laboratório especializado e habilitado.
De acordo com o Delegado Guilherme Nunes, titular da DECRAB/Bagé, a suspeita realizava alguns exames de forma correta, mas em seguida utilizava os dados do laboratório para falsificar uma série de laudos. Na casa da veterinária, foram encontrados laudos que, quando comparados aos do inquérito policial, apresentam os mesmos dados e numeração, confirmando a falsificação em série.
A Importância do Exame de AIE
O exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE) é vital para a saúde dos equídeos. A doença, causada por um vírus, não tem cura e é letal na maioria dos casos, além de gerar sérios prejuízos para a economia do setor.
POLÍCIA CIVIL - DPI - DICRAB
1ª DECRAB/BAGÉ
Evaldo Gomes Notícias/Canguçu - Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog