A Polícia Rodoviária
Federal (PRF) e o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Polícia
Rodoviária Federal (PRF), lançam no dia 23, no Centro Integrado de Comando e
Controle do Rio de Janeiro, a #DesConecta Trânsito
ON, Celular OFF, uma campanha de orientação sobre os riscos do uso do celular
no trânsito por condutores de veículos, e até mesmo para pedestres
enquanto caminham.
Criada pelo OBSERVATÓRIO em parceria com a PRF, a campanha lembra em peças como
adesivos, outdoors e banners, o perigo da combinação celular/direção.
A crescente
popularização do celular no Brasil tem feito com que os riscos de sua
utilização ao volante aumentem, embora a prática seja considerada infração de
natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no
prontuário.
Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, no mínimo, o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.
Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, no mínimo, o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.
A pesquisa constatou
também, além disso, que 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declaram
já ter lido SMS ao volante e 71% afirmaram já terem escrito mensagens enquanto
dirigiam.
Para a PRF, a campanha tem uma grande importância. “Quando temos, dentre aquelas causas presumíveis pelo policial no momento do atendimento, 40% dos acidentes relacionados à falta de atenção, ai conseguimos dimensionar a necessidade de mudança de comportamento e a necessidade de reforço em campanhas como essa”, explica Diego Brandão, Assessor de Comunicação da PRF.
Para a PRF, a campanha tem uma grande importância. “Quando temos, dentre aquelas causas presumíveis pelo policial no momento do atendimento, 40% dos acidentes relacionados à falta de atenção, ai conseguimos dimensionar a necessidade de mudança de comportamento e a necessidade de reforço em campanhas como essa”, explica Diego Brandão, Assessor de Comunicação da PRF.
Fonte: PRF BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog