FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Patrulha Maria da Penha completa dois anos no auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica


Policial que atua na Patrulha Maria da Penha em ação na Lomba do Pinheiro, na Capital - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini -

Como funciona

A Brigada Militar, pela primeira vez no país, fiscaliza o cumprimento da medida protetiva de urgência, solicitada pelas vítimas de violência doméstica. A Patrulha Maria da Penha (com viaturas identificadas e PMs capacitados) faz visitas regulares à casa da mulher e presta o atendimento necessário no pós-delito. Se necessário, a mulher é encaminhada para uma casa-abrigo.

A patrulha atua nos Territórios de Paz de Porto Alegre e Canoas e em mais 25 bairros de diversas cidades do Estado. A Patrulha age em conjunto com outras medidas específicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, como a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), a Sala Lilás do Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Programa Metendo a Colher da Susepe.
Além dos recursos, equipamentos e do pessoal treinado pelo Governo do Estado, o Governo Federal repassou R$ 8,5 milhões à SSP para reforçar as políticas de combate à violência doméstica no Estado. "Criamos sete Delegacias Especializadas em quatro anos. Até o final deste ano, teremos mais duas, em Santo Ângelo e Montenegro. Ao todo, teremos criado nove delegacias de mulheres em quatro anos", afirma Michels.

No total, o RS conta com 21 Patrulhas Maria da Penha em 15 cidades, além de 20 Deams. Porém, afirma Michels, todos os números podem ser resumidos nos depoimentos colhidos por policiais junto às vítimas, mulheres que agora podem recomeçar suas vidas, como no relato do início deste texto. "Foi a melhor coisa que eu fiz, e quem estiver passando por algo parecido, denuncie. Funciona, realmente funciona", finalizou a mesma moradora de Porto Alegre, emocionada após livrar-se de mais de 12 anos de abusos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog