FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Justiça de Pelotas proíbe o remanejamento de policiais militares para Porto Alegre

Ministério Público obteve liminar que impede o deslocamento de brigadianos do município na Região Sul para reforçar o policiamento na Capital. BM só vai se manifestar após receber notificação oficial

Justiça de Pelotas proíbe o remanejamento de policiais militares para Porto Alegre Júlio Cordeiro/Agencia RBS

Cerca de 200 PMs de todas as regiões do Estado reforçam o policiamento em Porto AlegreFoto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS
A polemica do remanejamento de brigadianos de municípios do Interior para reforçar o policiamento da Capital ganhou um capítulo judicial. A Justiça de Pelotas deferiu parcialmente liminar que proíbe o deslocamento de policiais militares da cidade na Região do Sul para Porto Alegre. A decisão foi tomada na segunda-feira e atende a um pedido de uma ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público do Estado (MP-RS).
De acordo com os promotores Olavo Bueno dos Passos, da promotoria de Justiça Criminal, e Rodrigo Brandalise, da promotoria de Justiça Especializa, que entraram com a ação, foi solicitado que os PMS com atuação na Comarca de Pelotas não fossem transferidos para Capital e que os que já haviam sido enviados retornassem. O remanejamento de brigadianos do Interior faz parte de uma estratégia da BM para encorpar o patrulhamento em Porto Alegre, de forma semelhante ao que foi feito durante a Copa do Mundo.


O motivo da ação, conforme o MP, é o aumento nos índices de criminalidade e a falta de policiais na cidade. De acordo com os indicadores criminais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, na comparação entre o primeiro semestre de 2013 e os seis primeiros meses deste ano cresceram os números de homicídios (76%), furtos (5%), furtos de veículos (8%) e roubos (14%) na cidade. Na comparação entre os meses de junho do ano passado e deste ano, quando Porto Alegre recebeu PMs para o Mundial, também tiveram alta expressiva os números de homicídios (400%), furtos de veículos (142%) e roubos de automóveis (22%) em Pelotas. Na mesma comparação, por outro lado, reduziram os furtos (-15%) e roubos (-19%).

A liminar atendeu parcialmente o pedido, determinando que os PMs remanejados terminem seu período na Capital até o fim, mas proibiu o envio de um novo grupo de brigadianos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog