FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

ALERTA – PERÍODO MUITO QUENTE E FAVORÁVEL A TEMPORAIS


A MetSul Meteorologia reitera o seu aviso sobre freqüente instabilidade neste fim de ano no Rio Grande do Sul e reforça a advertência com o alerta de aumento da instabilidade atmosférica a partir de hoje e nos próximos dias. Apesar de momentos com sol e calor escaldante, são previstos períodos de chuva com alto risco de temporais. Uma massa de ar muito quente atua sobre o Rio Grande do Sul e deve se reforçar ainda mais entre os dias 25 e 26 de dezembro. O ar quente passa a ser úmido e, portanto, mais instável, o que cria condições para a formação de nuvens carregadas localizadas com o potencial de gerar chuva forte a intensa de curta duração que pode trazer alagamentos e ainda temporais isolados em que não se pode descartar vento forte e granizo, sobretudo da tarde para a noite. Alguns temporais isoladamente podem ser fortes a severos com potencial de anos. A temperatura muito alta em horas da manhã e do começo da tarde agrava o risco de tempo severo. 

>>> Enfatizamos que ocorrências de tempo severo são LOCALIZADAS (não raro afetam só parte de uma cidade) e que somente com antecipação muito curta é possível prever onde podem atingir na maioria dos casos.<<< 

Este cenário de sol e muito calor seguido de chuva e temporais é válido principalmente para hoje (23), domingo (25) e segunda (26). Neste sábado (24), a interação entre o ar quente e um sistema frontal trará chance de chuva a qualquer hora do dia em várias localidades e que não se afasta possa ser localmente forte e com temporal. Na metade da semana que vem (entre 27/12 e 29/12) a atuação de áreas de baixa pressão e de frente fria deixará o tempo com mais nuvens e períodos de chuva que não se pode afastar possa ser forte em alguns momentos e com risco de temporal. Mesmo nos dias com maior nebulosidade vai seguir por demais abafado e desconfortável. 

No Centro da Argentina (Buenos Aires e outras províncias) e no Uruguai o cenário hoje e nos próximos dias será altamente favorável à chuva localmente intensa e tormentas que isoladamente podem ser fortes a severas com danos. Entre os dias 25 e 26, o Uruguai pode ter chuva muito intensa em alguns pontos com elevados volumes e ainda temporais freqüentes que em alguns casos podem ser severos por vento e granizo. Na última noite, acompanhando este padrão atmosférico de muita instabilidade que se instala no Cone Sul, violenta tormenta trouxe muitos danos às localidades de San Carlos e Paz de Azucar, no departamento uruguaio de Maldonado. O saldo parcial é de uma morte e ao menos 30 feridos, alguns com gravidade. (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall com foto de Rafael Marafon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog