Na última semana, diversos clientes de escritórios de advocacia em Canguçu foram vítimas de uma nova modalidade criminosa que vem se espalhando pelo Estado: o golpe do falso advogado.
Criminosos, se passando por advogados locais, entraram em contato com clientes por aplicativos de mensagens, utilizando fotos de perfis idênticas às dos profissionais e até mesmo imagens de logotipos de escritórios da cidade. De forma ardilosa, pediram a realização de transferências via PIX e solicitaram informações pessoais e sigilosas, causando prejuízos financeiros e expondo dados sensíveis das vítimas.
O esquema tem causado grande preocupação, uma vez que a sofisticação dos golpistas leva muitos a acreditarem que estão realmente em contato com seus advogados de confiança. Em alguns casos, os criminosos chegaram a enviar documentos falsificados e a adotar linguagem jurídica para dar veracidade às mensagens.
Diante dos fatos, a Subseção da OAB de Canguçu reforça um alerta à população:
👉 Antes de realizar qualquer pagamento solicitado por mensagens, confirme pessoalmente ou por telefone com o advogado de confiança.
👉 O simples fato de a foto do profissional ou do escritório constar no perfil do aplicativo não garante a autenticidade do contato.
👉 Em caso de suspeita, procure imediatamente o advogado ou entre em contato com a OAB local para verificar a situação.
A Subseção reafirma seu compromisso em proteger a cidadania e orientar a comunidade, lembrando que a prevenção e a cautela são as maiores armas contra os golpistas.
Procure a OAB mais próxima ou o escritório físico do advogado e denuncie.
Evaldo Gomes Notícias/Canguçu - Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog