FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

sábado, 11 de março de 2017

ALERTA – NOVO EPISÓDIO DE FORTE INSTABILIDADE ANTECEDE MASSA DE AR FRIO

A imagem pode conter: céu, nuvem, montanha, atividades ao ar livre e natureza
foto de Guilherme Andrioli do temporal da quinta-feira em Osório

A MetSul Meteorologia alerta para novo episódio de forte instabilidade no Rio Grande do Sul neste fim de semana, precedendo uma massa de ar frio que derrubará a temperatura no Estado.

Adverte-se para o alto risco de chuva localmente forte a intensa e ainda para a possibilidade de temporais localizados com raios, vento forte e granizo.

Apesar de o sol aparecer neste sábado de manhã na maioria das regiões gaúchas, a tendência é de aumento da cobertura de nebulosidade no Estado no decorrer do dia e instabilidade na maioria das regiões entre a tarde e a noite de hoje. A instabilidade mais forte, contudo, é projetada para este domingo.

Entenda o cenário. Frente quente começa a se formar no Rio Grande do Sul hoje à medida que ar quente avança de Norte, transportado por corrente de jato (corredor de vento) em baixos níveis da atmosfera.

O tempo se instabiliza mais da tarde pra noite e, sobretudo, no começo do domingo.

No decorrer do domingo, massa de ar frio acoplará ao sistema frontal sobre o Estado e que deixará de ser movimentado de Norte para Sul pelo ar quente, perdendo assim suas características de frente quente, e passando a ser frente fria que avançará de Sul para Norte e levando chuva a todas as regiões gaúchas.

Seja no primeiro momento, como uma frente quente, ou no segundo, como frente fria, o sistema trará chuva localmente forte no Estado com altos volumes em algumas cidades. Há risco ainda de temporais localizados, antes pela instabilidade alimentada por ar muito quente, e depois pelo significativo contraste térmico com o avanço do frio sobre a massa de ar quente.

Neste domingo, em especial, a chuva pode ser forte e com risco de temporal em várias cidades. Até o fim do dia ar mais frio começa a ingressar no território gaúcho, o que pode se dar com vento moderado a ocasionalmente forte.

Frio e melhora do tempo. Na segunda, por sua vez, ar seco e frio tomará conta do Estado em dia de sol que começará com temperatura baixa e terá uma tarde agradável.

Na madrugada de terça, a temperatura vai seguir baixa no Rio Grande do Sul.

(Meteorologista Estael Sias com foto de Guilherme Andrioli do temporal da quinta-feira em Osório)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog