FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Dentes de morsa são apreendidos pela Polícia Federal durante operação em Piratini/RS

Investigação aponta que material veio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e teria como destino o município de Pelotas.

Por Maurício Paz, g1 RS

Foto: Divulgação Polícia Federal 

A delegacia da Polícia Federal em Pelotas encontrou 13 dentes de morsas em uma loja de facas nesta quinta-feira (11). O material foi apreendido em uma zona rural do município de Piratini, na Região Sul do estado.




A corporação afirma que a investigação iniciou após um contato do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que comunicou a apreensão de um dente do animal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O destinatário seria um residente de Pelotas, na Região Sul do estado, o que motivou as buscas da PF.

A Polícia Federal afirma que os dentes passarão por uma perícia e que investiga o uso do material de origem silvestre, sem licença, o que é ilegal.

O professor de biologia marinha da UFRGS Ignacio Moreno diz que as morsas vivem na região do Ártico, ou seja, não têm hábitat natural no Brasil. Elas pertencem a um grupo de mamíferos aquáticos chamados pinípedes, que compreende os lobos e leões-marinhos, morsas e focas.

"(A morsa) está vulnerável à extinção, principalmente, uma das principais causas atuais, além da caça que já teve, pretérita, e da perda de hábitat, mas principalmente as mudanças climáticas com a perda do hábitat e de toda a modificação que está tendo no Ártico com o derretimento das calotas", diz.

Especialista em conservação da biodiversidade marinha e costeira, Moreno também afirma que, provavelmente, a apreensão dos dentes tenha relação com o uso de colecionadores, por ser um animal incomum, assim como ocorre com elefantes e marfins.

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu 
A cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog