A luta pela instalação de um campus de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) em Canguçu ganhou o reforço do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS).
Nesta terça-feira (29/08), o parlamentar articulou uma audiência entre o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, o prefeito Vinícius Pegoraro (MDB) e a vereadora Iasmin Roloff (PT) para reforçar e somar esforços para concretizar a demanda da cidade.
O secretário do MEC disse que vai estudar uma estratégia para atender o pedido e orientou o município a buscar uma área que possa ser doada para a instalação do IFSul. Lindenmeyer comemorou a boa recepção do Ministério da Educação à proposta e destacou que o conhecimento é grande gerador de desenvolvimento, trabalho e renda. “O presidente Lula está disposto a construir novos campi do Instituto Federal pelo país, e nosso mandato está conectado com a pauta da ampliação da oferta do ensino técnico. Este é o momento de demonstrar que o nosso governo prioriza educação pública de qualidade, e como instrumento de inclusão e formação”, destacou o deputado.
A vereadora Iasmin ressaltou que a instalação do IFSul em Canguçu seria muito importante para a cidade e, também, para comunidades vizinhas. “São 16 comunidades quilombolas, cerca de 700 alunos do município que se deslocam todos os dias até Pelotas para estudar. Manter filhos longe das suas famílias se torna inviável. Assim, o IFSul facilitaria o acesso à educação para estudantes que enfrentam muitos desafios logísticos em busca de qualificação. Estimular os jovens a viver no campo é fundamental”, argumentou a vereadora.
Evaldo Gomes com informações de Juliana Thomaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog