O registro de uma ocorrência policial para fatos
criminais em geral é a nova ferramenta disponibilizada, a partir desta
sexta-feira, dia 20 de março, pela Delegacia Online (DOL) da Polícia Civil
Gaúcha.
A fim de prevenir o crescimento de casos do novo
Coronavírus, pela circulação e contato de pessoas, a Instituição passa a
registrar nos plantões de suas delegacias apenas casos que exijam a intervenção
policial imediata, como homicídio, latrocínio, estupro, roubo, recuperação e
devolução de veículos e violência doméstica. Além da nova ferramenta, criada em
parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), 29
fatos criminais específicos que já existiam na página permanecem disponíveis
para registro.
Conforme a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias
Anflor, a medida é de extrema importância, uma vez que a Instituição se alia
aos órgãos de saúde e autoridades dos setores competentes na luta contra a
proliferação do Coronavírus.
“É preciso conscientizar a população de que o
trabalho da Polícia Civil não parará, mas que alguns serviços podem, sim, ser
eficientes e atenciosos, mesmo quando não feitos em guichês de delegacias.
Nesse momento, a intenção é diminuir o fluxo de pessoas nas ruas, e, pra isso,
a DOL é um dos instrumentos mais eficazes oferecidos pela Polícia”, afirma a
delegada.
Como Registrar
1. Acesse o site da Delegacia Online, por meio de um computador, tablet ou
smartphone (www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol).
2. Tenha em mãos documento de identidade ou CPF. Também é necessário
endereço de e-mail válido.
3. Para outros fatos, preencha o formulário disponível na página.
É nele que o cidadão irá narrar os fatos e contar, na sua versão, o que
aconteceu. Já se o crime consta em uma das 29 opções específicas do site, o
cidadão deve clicar no fato e seguir as instruções.
4. A partir do início do registro já será gerado um número de
protocolo com 15 dígitos, possibilitando a continuidade do preenchimento em
outro momento, sendo gerado, portanto, um rascunho antes da finalização. Esse
protocolo será enviado por e-mail ou mensagem de celular (o SMS é gerado apenas
para quem tem Login Cidadão RS).
5. Finalizado e enviado registro, é necessário aguardar a
validação por parte da Polícia Civil para que o registro tenha validade.
6. Para acessar a ocorrência, basta consultar o protocolo no site
da DOL. A partir daí, é possível visualizar a ocorrência por meio de um PDF -
documento que tem a mesma validade do que seria entregue na Delegacia de
Polícia.
7. Para imprimir a ocorrência, é preciso ter acesso a uma
impressora.
Atendimento nas delegacias
De outra forma, os cidadãos que necessitarem de atendimento
presencial não ficarão desassistidos. Todos serão orientados à higienização com
álcool em gel, que será fornecido pelo órgão, tão logo adentrem as delegacias.
Em locais onde não houver barreira de vidro que separe o servidor do indivíduo,
deverá ser adotada uma distância mínima 1,5 metros para atendimento.
O alerta, no entanto, é para atendimento de quem apresentar
sintoma respiratório (gripe, espirro, coriza, secreção nasal etc.), que ficará
condicionado à proteção da saúde do servidor policial. Os responsáveis pelas
delegacias também estão orientados a evitar a entrada simultânea ou a
aglomeração de pessoas, principalmente nos plantões.
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