As determinações das autoridades de saúde e recomendadas pelo Sistema CFMV/CRMVs para contenção da pandemia de coronavírus envolvem diretamente as atividades ligadas à Medicina Veterinária.
Para que entrem em prática, no entanto, é necessário que as prefeituras municipais, responsáveis por orientar e fiscalizar as atividades, exijam que sejam cumpridas.
Por isso, o CRMV-RS enviou, na manhã desta terça-feira, 24, ofício a todas as prefeituras gaúchas e à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira, 24, solicitando que o Poder Público cobre a implementação dessas diretrizes.
É o caso da suspensão emergencial de serviços de estática, banho e tosa, atividades não consideradas essenciais neste momento, que expõem clientes e trabalhadores à contaminação em um momento em que a principal recomendação é não sair de casa.
Outro ponto primordial é a garantia de funcionamento de serviços essenciais, que são os estabelecimentos de prestação de serviços veterinários, de comércio de produtos e insumos de uso veterinário e de produtos destinados à alimentação animal.
O documento destaca ainda a importância do médico veterinário como profissional de saúde, conforme a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Saúde nº 287/1998, cuja missão é promover, proteger e recuperar a saúde da população contra as enfermidades coletivas.
Confira o documento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog