A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (SMAPC) informa que solicitou ao escritório municipal da EMATER, o laudo circunstanciado de estimativas das perdas no setor agrícola e pecuário de Canguçu, causados pelo agravamento da estiagem nos últimos meses. O objetivo é reunir dados e embasar um possível decreto de situação de emergência no município.
Além do documento emitido pela Emater, o município leva em consideração ainda outros fatores como o aumento no número de domicílios abastecidos com água potável via caminhão pipa e a capacidade de resposta do município no atendimento as famílias afetadas. “Sofremos com a recorrência da estiagem aqui no município, mas, estamos trabalhando muito para minimizar esses danos e apoiar os nossos agricultures”, disse o coordenador da secretaria Michel Aldrighi.
A partir da avaliação do relatório e com a comprovação das perdas, o município poderá publicar o decreto de situação de emergência, o qual permite auxílio com a captação de recursos via governo federal, além de maior agilidade na contratação de equipamentos e serviços para o atendimentos à comunidade.
Vale lembrar que, se publicado, o mesmo ainda precisará ser homologado pelo governo estadual e federal para ter plena validação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog