FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

domingo, 30 de setembro de 2018

Prefeitura e Exército trabalham na limpeza após temporal em Pelotas

Prefeitura e Exército trabalham na limpeza da avenida Ferreira Viana, em frente a uma loja de materiais de construção. As equipes informam que a via já está liberada.

O telhado da loja foi levado pelo vento e, além de atingir um carro que passava e bloquear a via, danificou a rede de energia elétrica no trecho, atingindo também a sub-estação Pelotas 1 da CEEE.


ATUALIZADA ÀS 20h50 | CONFIRA AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES DO TEMPORAL DE ONTEM (29/09)

*Água*
Conforme o último boletim do Sanep, a energia elétrica nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Santa Bárbara e Sinnott foi normalizada. A ETA Moreira está novamente sem energia, por isso há risco de desabastecimento de água. 

O reservatório que abastece o Laranjal e Colônia Z3 (R15) já está em funcionamento. A princípio, a distribuição está sendo normalizada por lá, assim como no Fragata (R5) e Areal (R8). 

*Luz*
Em Pelotas, 55 mil pessoas ainda estão sem luz. Segundo a CEEE, do Governo do Estado, em toda Zona Sul o número de moradores sem energia chega a 107 mil. Em seu Twitter, a CEEE informou que o trabalho de recomposição das redes danificadas por telhado arremessado pelo vento junto à subestação Pelotas 1 está concluído. 

Equipes se deslocam para atender outras ocorrências na região. A luz começa a voltar no Laranjal e Areal. Órgão orienta que a melhor forma de registrar falta de luz é por torpedo, enviando o número da UC (no canto superior direito da conta) e a palavra LUZ para 27307. 

*Defesa Civil*
Segundo a Defesa Civil, o fenômeno foi menos grave do que o de domingo passado no que se refere a famílias atingidas, mas gerou mais transtornos à comunidade. No dia 23, mais de 60 casas foram destelhadas, contra 12 durante a ventania de ontem à tarde. As famílias atingidas já receberam lonas e amanhã lonas serão entregues aos mais necessitados. 

Os danos mais graves envolvem a queda de árvores, postes e telhados em vários pontos da cidade, dificultando ou impedindo a circulação de veículos. Prejuízos foram maiores para a iniciativa privada.

Até o momento, não foi registrado nenhum desabrigado ou desalojado. Na zona rural, ocorreram muitas quedas de árvores, mas nada mais grave aconteceu.

Durante a tarde, a avenida Ferreira Viana foi liberada para circulação de veículos, após ação conjunta da Prefeitura e do Exército. A via estava bloqueada desde ontem (29), depois do destelhamento de um empreendimento. A cobertura da loja de materiais de construção acabou sobre as pistas da avenida.

Um carro chegou a ser atingido pelos destroços e um dos ocupantes foi encaminhado ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP), mas passa bem. Os serviços de água e luz no Laranjal começam a normalizar, assim como em outros pontos da cidade. 

O acesso às praias está normal, após a liberação da Ferreira Viana. Conforme a Defesa Civil, a energia elétrica no Laranjal foi restabelecida, após a remoção de árvores da avenida José Maria da Fontoura – trabalho finalizado no fim da tarde, liberando a pista para o trânsito de veículos - e do concerto das linhas de alta tensão da sub-estação Pelotas 1, pela CEEE, finalizado no fim da tarde de hoje.

A estação também foi atingida pelo telhado que voou sobre a Ferreira Viana, interrompendo o fornecimento de energia no Areal, parte do Navegantes e do Porto. Nesses bairros, os serviços começam a ser restabelecidos.

Na avenida Domingos de Almeida, quedas de árvores destruíram abrigos de ônibus e um posto de gasolina teve sua estrutura comprometida pelos ventos. Também há registro de árvores caídas no bairro Simões Lopes e na avenida Bento Gonçalves. 

Equipes da Prefeitura continuam trabalhando em vários pontos do Município para liberar as vias interrompidas e remover as árvores caídas. O Exército também está ajudando nos trabalhos, assim como o Corpo de Bombeiros. 

Quarenta e quatro militares ajudaram nas ações de hoje, além de bombeiros e voluntários da Defesa Civil. Amanhã (01), outros 20 membros do Exército devem participar das atividades de recuperação na cidade. 

De acordo com dados da estação meteorológica da Embrapa, só em setembro Pelotas já registrou mais de 320 mm de chuva. Entre sábado e domingo, números do Cemaden indicam precipitações superiores aos 39 mm na Colônia Z3, 36 mm no Areal e 29 mm no Centro do Município.

Segundo registros no Aeroporto de Pelotas, ontem (29) a velocidade do vento chegou a 83 km/h. No entanto, o meteorologista da Atmosfera Meteorologia, Ricardo Reinke, indica que no trecho mais atingido pelo vendaval em Pelotas - na região da Ferreira Viana - as rajadas podem ter alcançado os 120 km/h, tendo em vista os estragos observados. "Não temos estação de medição naquela região, mas os efeitos indicam ventos muito fortes." 

Apesar do domingo ter começado com sol, a previsão ainda é de chuva para hoje (30) e amanhã (1º), melhorando a partir de terça-feira (2). 

*Trânsito*
Na madrugada de domingo (30) a equipe da Secretaria de Transporte e Trânsito registrou um acidente na rua Anchieta, entre as ruas Rafael Pinto Bandeira e Pinto Martins. Houve também registro de fios de energia elétrica caídos na rua Guilherme Henrique. A Secretaria tem prestado apoio nas ações na Brigada Militar. 

Segundo o órgão, os semáforos da avenida Duque de Caxias, próximo à Pinheiro Machado, já estão funcionando e o Departamento de Sinalização se encaminha para atender às demais solicitações.

Na avenida Juscelino Kubitschek, como Domingos de Almeida, placas de Pare estão substituindo temporariamente os semáforos danificados. Secretaria pede atenção dos motoristas. 

Durante a manhã e a tarde de domingo (30) ocorreram três acidentes: dois na Anchieta, próximo à Rafael Pinto Bandeira e da avenida Bento Gonçalves; e um no Corredor das Traíras. A Secretaria informa que não há registros de vias obstruídas no momento.  

*Escolas*
Apesar de muitas escolas terem sofrido danos, envolvendo principalmente queda de árvores e telhas arrancadas, as aulas deverão ser mantidas amanhã (01) na maioria dos educandários. Somente na Piratinino de Almeida, no Areal, as aulas foram suspensas devido aos estragos. Algumas escolas estão sem luz no momento, mas só amanhã a SMED poderá informar quais terão aula ou não.

*Informações*
Devido à falta de energia no servidor, o site da Prefeitura está fora do ar, por isso, as informações serão repassadas aqui e em nosso Twitter: https://twitter.com/PrefPelotas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog