Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, a Prefeitura de Alvorada deu um passo importante na proteção dos animais em situação de rua.
Nesta quarta-feira (09), a Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM) instalou as primeiras casinhas para cães em situação de vulnerabilidade, na Praça Leonel Brizola. A ação é um projeto piloto que busca garantir mais dignidade e proteção aos animais que vivem nas ruas da cidade.
As três primeiras unidades foram equipadas com caminhas, potes de água e ração, e instaladas pelo secretário da SMMAM, o engenheiro ambiental Leonardo Botelho. “As casinhas demonstram o nosso compromisso com políticas públicas estruturadas para o bem-estar animal, como o resgate em situações de risco, castrações, combate ao abandono e ações de conscientização”, destacou o secretário.
A ação foi recebida com carinho pela comunidade. Maria Helena Fidlevski Fidelis, aprovou ao ver a iniciativa. “Meu coração se alegra em ver as pessoas ajudando os animaizinhos. Meu coração se alivia. Eu tenho cinco animais de rua em casa adotados. Se todo mundo fizesse um pouco por eles, ia ajudar muito”.
O morador João Fernando Fonseca, concorda. “É muito importante cuidar dos animais. A iniciativa da prefeitura é muito boa”, afirmou.
Bem-estar animal é prioridade em Alvorada
A instalação das casinhas é parte de um conjunto mais amplo de ações promovidas pela SMMAM com foco na causa animal. Um dos marcos recentes foi a criação do Departamento de Bem-Estar Animal.
O município também intensificou os investimentos em castrações: somente no mês de abril, 550 procedimentos foram realizados por meio de parcerias com a ONG Pata Santa, o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) e a ONG AuQueMia. Outras 600 castrações estão sendo feitas por clínicas conveniadas, e o CastraMóvel deve realizar mais 500 no segundo semestre, totalizando 1.600 castrações gratuitas até o final do ano.
Outro destaque é a Operação Palha, lançada em junho, com foco na proteção de animais abandonados na Estrada da Palha, um dos principais pontos de descarte irregular de resíduos e abandono de animais de Alvorada.
Durante as fortes chuvas que atingiram o município, equipes da SMMAM também atuaram diretamente em regiões afetadas, como o bairro Americana, realizando o mapeamento de animais, entrega de ração e atendimento de denúncias.
Texto: Nathália Ely
Evaldo Gomes Notícias
Canguçu/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog