RODGERM TIMM/PMPA
A MetSul Meteorologia alerta que dois eventos de chuva intensa e tempestades atingirão o Sul do Brasil em apenas cinco dias sob um cenário meteorológico bastante complexo.
A condição atmosférica durante a segunda semana de julho no Sul do país será de enorme instabilidade com a atuação de uma frente fria, uma frente quente, centros de baixa pressão (um com potencial de configurar ciclone junto à costa), uma massa de ar muito quente, uma massa de ar muito frio, e uma intensa corrente de jato, o que levará a altos acumulados de precipitações e alta probabilidade de tempo severo.
A instabilidade maior vai se dar em dois momentos. O primeiro, entre esta sexta (7) e o começo do sábado (8). O segundo, entre segunda (10) e quarta-feira (12) da próxima semana. Serão duas situações distintas de tempo severo com características sinóticas diferentes, mas ambas trarão condições de risco de chuva excessiva e temporais na parte meridional do Brasil.
Nenhuma delas se assemelha ao cenário dos dias 15 e 16 de junho, quando uma baixa pressão avançou do Sudeste para a costa do Rio Grande do Sul, gerando um ciclone extratropical muito perto da costa e com grande advecção de umidade para os morros da Serra do Mar, o que levou a um evento de precipitação extrema de natureza orográfica (associada ao relevo). Embora ofereçam significativos riscos para a população por excesso de chuva e tempestades que, localmente, podem ser severas, estes dois eventos previstos terão baixas pressões que se movimentarão de Oeste para Leste, o normal na região, e não como no evento de junho em que o sistema migrou em direção à costa, antes de afastar para mar aberto.
O risco de temporais é válido para os três estados do Sul, especialmente no evento da semana que vem, mas o perigo de chuva excessiva com volumes muito altos na soma dos dois episódios é maior para o Rio Grande do Sul, onde os acumulados de precipitação devem ser bastante altos e dentro do que poderia se esperar em um mês de julho sob El Niño. A MetSul Meteorologia enfatiza que, apesar de não se antecipar uma situação como a dos dias 15 e 16 de junho, a população deve estar muito atenta aos riscos de fenômenos severos neste dois episódios de instabilidade, em particular o da próxima semana pelo maior potencial de temporais fortes a severos.
A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/alerta-complexo-cenario-de-alto-risco-para-tempo-severo-no-sul-do-brasil/ .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog