FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

____ Evaldo Gomes Notícias/Canguçu ____

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Apesar da promessa, moradores seguem sem luz


"Apesar de, no domingo (23), o presidente da CEEE Equatorial ter prometido que a energia elétrica seria restabelecida no mesmo dia, centenas de famílias da região continuavam sem luz nesta segunda-feira (24), 12 dias após a passagem do ciclone extratropical.



Entre os municípios com localidades desabastecidas nesta segunda estavam Pelotas, Canguçu, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Arroio do Padre, Morro Redondo e São José do Norte, conforme apurado pela reportagem. Desde quarta-feira da semana passada a CEEE Equatorial não divulga boletins com o número de clientes sem energia.


A falta de luz por tantos dias gera indignação de moradores e prefeitos, que cobram providências da distribuidora de energia. Em Pelotas, na Vila Princesa, houve protesto em frente à sede de uma empresa que presta serviços terceirizados à CEEE Equatorial. Eles reclamavam da falta de luz que persiste em pontos do interior do Município. Segundo relatos obtidos pelo Diário Popular, algumas localidades tiveram a energia restabelecida no fim da tarde de ontem, enquanto outros continuavam sem luz.


"O que a Equatorial prometeu, não cumpriu. Precisamos de agilidade no restabelecimento da energia para essas famílias que hoje (segunda) completam 12 dias sem energia em casa", disse o prefeito de Cerrito, Douglas Silveira (PP). "Viramos atendentes da Equatorial, recebendo número de unidade consumidora e repassando à empresa", reclama. Segundo Silveira, uma das localidades afetadas no Município é o Marmeleiro, onde 32 famílias também estão sem água, já que não têm como ligar as bombas do poço artesiano.


No quarto distrito de Canguçu há moradores há 13 dias sem energia elétrica. O cenário é parecido com o de Cerrito: quem depende de bombas para captar a água do próprio consumo sequer tem água potável. "Vieram domingo e ligaram para sete casas, passaram praticamente em cima dos fios no chão e não fizeram nada. Hoje (segunda) fomos na CEEE e disseram que era para esperar", relata a moradora da Coxilha das Flores, Rosemeri Machado. No interior de São Lourenço do Sul o problema é o mesmo. Na Estrada Camponesa, quatro famílias continuam sem luz. "Minhas coisas da geladeira já estragaram. Eu e minha família estamos nos mantendo através de luzes movidas a bateria", relata a moradora Cintia Vargas.


O prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter (PDT), diz que a reunião de domingo demonstrou o despreparo da CEEE Equatorial. "Eles estão completamente perdidos em relação ao atendimento", diz. Härter critica ainda que as equipes não recorreram às experiências e estruturas dos municípios para solucionar os problemas. "Neste momento ficou comprovado que uma empresa privada não trabalha melhor do que uma empresa pública em casos de sinistros como esse", afirma, pontuando que os municípios se prepararam diante da previsão do ciclone e a Equatorial não.


Empresa não dá detalhes

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da CEEE Equatorial respondeu com uma frase: "Estamos trabalhando na normalização da distribuição".


Na próxima quarta (26), representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) se reunirão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir o atendimento aos clientes de energia elétrica da região sul do Estado.


Reunião no aeroporto

Na manhã de domingo, o governador Eduardo Leite (PSDB) e o presidente da CEEE Equatorial, Raimundo Barretto Bastos, receberam prefeitos da região para uma reunião em uma sala improvisada no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto. Foi a primeira vez que o gestor da distribuidora e o chefe do Executivo estadual estiveram na região desde o ciclone. Segundo a assessoria do governador, a justificativa para as condições da reunião no aeroporto pelotense - e não em outro local com melhor estrutura para representantes dos municípios e imprensa - foi de que seria o único momento em sua agenda em que seria possível vir até Pelotas. No entanto, não havia compromisso na agenda oficial e tampouco houve registro de outra atividade nos canais do governo do Estado. À noite, Leite publicou no Instagram que estava assistindo ao show da cantora Adriana Calcanhotto, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre."

 https://diariopopular.com.br/geral/apesar_da_promessa_moradores_seguem_sem_luz__.531881#:~:text=Apesar%20de%2C%20no,em%20Porto%20Alegre.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog