FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Projeto cria espaço para leitura e passeios culturais pela cidade de Pelotas


Uma Bibliotheca cada vez mais pública

A partir desta quinta-feira (14), crianças de escolas públicas e privadas poderão contar com um ônibus recheado de livros e uma programação de passeios turísticos pela cidade, para conhecer os museus e casarões históricos. O veículo foi doado pela Expresso Embaixador e, já de largada, contará com mais de cinco mil exemplares.

O ônibus doado foi todo reformado, tanto a parte interna como a externa. 

Do lado de fora, artistas da cidade deram vida a marcos da história do Rio Grande do Sul, como as origens indígenas e os lanceiros negros. Por dentro, algumas poltronas foram retiradas para dar espaço a almofadas, prateleiras para os exemplares e peças do museu da Bibliotheca Pública. O transporte contará também com um telão para exibir vídeos sobre a cultura da cidade e do Estado. Ao todo são 26 poltronas.

Toda a decoração foi pensada para ser um ambiente aconchegante aos alunos. 

Os exemplares disponíveis são itinerantes, segundo a coordenadora. Mensalmente, as obras voltadas ao público infanto-juvenil serão trocadas, abarcando os mais diversos gêneros literários. E o trabalho será pensado de forma diferente para cada grupo de alunos, levando em conta as idades e os interesses.

"É a realização de um sonho. A Bibliotheca Pública se torna cada vez mais pública", resume Lisarb. O foco do projeto são as escolas públicas das redes municipal e estadual, mas todas são bem-vindas. "A biblioteca é um abrigo para as novas gerações", destaca. Com o ônibus, os estudantes vão ouvir sobre a cultura e a história da cidade enquanto passeiam pelo Centro Histórico. O projeto com o veículo possui uma programação específica, que inclui atividades tanto no ônibus como na escola, para levar o que tem dentro da Bibliotheca até os bairros.

Grupos de teatro e dança também estão inclusos, tudo para que as turmas conheçam as suas origens. O projeto A Hora do Faz de Conta é um dos exemplos dessas atividades, ele apresenta a contação de histórias junto de personagens teatrais. O objetivo é incentivar não só a leitura, mas a imaginação e a integração entre os alunos. As novas gerações, que já nascem adaptadas às novas tecnologias, são as mais difíceis de frequentar a biblioteca, lembra Lisarb.

De início, serão mais de cinco mil exemplares dentro do veículo, mas a ideia da coordenação é aumentar esse número e as atividades propostas. 

Também, a BPP estuda a possibilidade de abarcar os municípios da região, indo além das escolas de Pelotas.

As escolas interessadas em fazer parte da programação precisam entrar em contato com a Bibliotheca, que organiza a agenda de atividades com 30 dias de antecedência. O telefone de contato é o (53) 3222-3856.

Mensagem da Expresso Embaixador 

Com muito orgulho, anunciamos nossa participação em um projeto incrível da Biblioteca Pública Pelotense: realizamos a doação de um ônibus de 26 lugares, que foi todo reformado e transformado em um espaço para leitura e passeios culturais pela cidade. 📚📖

A ideia é incentivar a imaginação e aproximar as crianças do mundo dos livros. A ação também vai contar com apresentações de dança e teatro, além de um telão para exibir vídeos sobre a cultura da cidade de do Estado. Logo logo você vai ver ele circulando por aí. 🚌

Com informações do Diário Popular e Expresso Embaixador Postado por Evaldo Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog