Polícia Civil, com o apoio de fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), prende em flagrante pecuarista de Júlio de Castilhos pelo crime de receptação de animais (abigeato) e apropriação indébita.
Júlio de Castilhos, 20/08/2025
A prisão ocorreu durante uma operação em uma propriedade rural em Júlio de Castilhos. O pecuarista, de 40 anos, já era alvo de investigações pela suspeita de envolvimento na receptação de gado furtado na região da fronteira.
1ª DECRAB/BAGÉ - POLÍCIA CIVIL REALIZA AÇÃO CONJUNTA EM JÚLIO DE CASTILHOS E RECUPERA GADO QUE HAVIA SIDO FURTADO EM SANTANA DO LIVRAMENTO - CONHECIDO PECUARISTA É PRESO EM FLAGRANTE DELITO POR RECEPTAÇÃO DE ANIMAIS E APROPRIAÇÃO INDÉBITA
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, numa ação conjunta entre a Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) de Bagé, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Santana do Livramento e a DECRAB de Cruz Alta, com o apoio de fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), prendeu em flagrante delito, nesta quarta-feira (20), um conhecido pecuarista de Júlio de Castilhos, pelo crime de receptação de animais (abigeato) e apropriação indébita.
A prisão ocorreu durante uma operação em uma propriedade rural na localidade de Ramada, interior de Júlio de Castilhos. O pecuarista, de 40 anos, já era alvo de investigações pela suspeita de envolvimento na receptação de gado furtado na região da fronteira.
Na ação de hoje, os agentes localizaram cinco animais com procedência duvidosa: duas vacas furtadas em Santana do Livramento e que foram prontamente reconhecidas pela vítima por meio de fotos, que exibiam a marca respectiva; além de outras duas vacas e uma terneira com os sinais de identificação originais suprimidos (marcas borradas/adulteradas), uma prática comum para dificultar o rastreamento.
A investigação aponta que o pecuarista também tentou obstruir o trabalho policial ao trocar animais que haviam sido apreendidos em uma ocorrência anterior por outros de características divergentes, embora mantendo a mesma quantidade e categoria. Visou com isso ludibriar a Polícia Civil e a fiscalização.
Durante a operação, foi apreendido um caminhão boiadeiro utilizado pelo pecuarista para o transporte dos animais furtados. O gado recuperado foi depositado no CTG Júlio de Castilhos.
O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e ficará à disposição da Justiça.
A ação representa mais um duro golpe contra o crime de abigeato no Estado, desarticulando um elo importante na cadeia de receptação de animais furtados.
DICRAB - DPI - POLÍCIA CIVIL/RS
Evaldo Gomes Notícias/Canguçu - Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog