O 3° Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul/RS, lançou a Ponte Bailey ligando os municípios de Canguçu a São Lourenço do Sul/RS. Durante as últimas semanas, a montagem e operação da Ponte fez parte da Operação Canguçu, mobilizando cerca de 50 militares do Exército Brasileiro.
A Ponte Bailey é a de maior tamanho possível para a configuração Tripla-Dupla, com três painéis horizontais e dois verticais. Além disso, é biapoiada, ou seja, com apoio na primeira margem de lançamento com chegada direta na segunda margem, sem apoio intermediário. A gigantesca estrutura tem peso aproximado de 110 toneladas, quase 58 metros e é de fabricação inglesa. A montagem exigiu equipamentos pesados como guincho e trator de esteira, por exemplo.
O apoio na transposição do curso d'água foi coordenado pelo 4º Grupamento de Engenharia, de Porto Alegre/RS. E atenção aos motoristas: até fevereiro de 2023, militares do 3° Batalhão de Engenharia de Combate vão auxiliar no fluxo de trânsito do local.
A estrutura semi-permanente é uma importante conquista para a comunidade do interior das localidades, já que o trecho auxilia no deslocamento de moradores e de estudantes das escolas da região. Em fevereiro, será feita uma nova vistoria na ponte.
📸 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (3ª Cia E Cmb)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog