Operação conjunta de fiscalização realizada pelo Ministério Público do RS (MPRS), Ministério da Agricultura (Mapa), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam/RS) nesta quarta-feira (17/8) interditou dois frigoríficos em Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul. Entre as irregularidades identificadas nos estabelecimentos de abate de bovinos, estavam problemas estruturais, ambientais, sanitários e relacionados ao bem-estar animal.
No frigorífico de Encruzilhada do Sul, a colocação dos selos de inspeção estadual nas carnes estava incompleta. Os selos presentes nas carnes poderiam ser facilmente violados. A Seapdr emitiu auto de infração por recorrência de problemas estruturais, sanitários e relacionados ao bem-estar animal. O termo de interdição foi lavrado pela Fepam, por desobediência à legislação ambiental. As atividades do estabelecimento estão suspensas até a comprovação da regularização.
O frigorífico localizado em Caçapava do Sul, que tem inspeção federal, apresentava péssimas condições sanitárias e foi interditado pelo Mapa. O estabelecimento ficará com as atividades suspensas até que as adequações solicitadas sejam realizadas. Nos dois locais, ocorria intimidação de profissionais da fiscalização.
Cinco fiscais estaduais agropecuários e dois técnicos agrícolas, servidores da Seapdr, participaram da operação. A ação também contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar do MPRS.
Com informações do MPRS
Fotos: Tiago Coutinho | MPRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog