A Meteorologia prevê o retorno da chuva e quedas nas temperaturas nesta semana.
Existe alerta para temporais isolados no estado. No entanto pode haver locais com precipitação normal.
INMET publica aviso iniciando em: 14/08/2022 23:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia
Ações recomendadas
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
TEMPO SEVERO ESSA SEMANA NO CENTRO-SUL DO BRASIL - Para está segunda (15) são esperadas diversas tempestades severas especialmente em partes do RS (Noroeste/Centro/Norte e Nordeste do estado), podendo se estender por SC durante a noite.
O avanço de um cavado baroclinico migratório de inclinação neutra em 500hPa (5500m), com várias ondas curtas embebidas no escoamento a nordeste do mesmo sobre o RS, além de forte divergência em altos níveis nessa mesma região, por conta do acoplamento do Jato Subtropical e do Jato Polar, devem promover levantamento em larga escala pelo RS. Além disso em superficie uma frente fria deve avançar pela região durante o período.
O perfil vertical é favorável a tempestades severas, dado o alto cisalhamento do vento 0-6km >40kt, intenso LLJ (Jato de baixos níveis) também acima dos 40 nós (74km/h), além de moderada instabilidade (MUCAPE >1500 J/kg), entretanto a presença de ar seco/entranhamento em baixos níveis, deve limitar o potencial severo, especialmente o potencial Tornadico, e gerar certa incerteza no número de Tempestades.
Ainda sim, dado o perfil Sinótico e o perfil vertical favorável, apesar de certa incerteza, algumas Super Celulas devem surgir, e as mesmas podem causar problemas, como granizo grande >4cm e rajadas de vento severas >90km/h especialmente em áreas do Centro/Noroeste/Norte/Nordeste Gaúcho, cidades como Santa Maria, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Porto Alegre, Carazinho, Ijuí, e regiões próximas, devem ter atenção pra qualquer tempestade que surgir durante essa segunda, pois terá potencial para causar problemas.
A iniciação convectiva, deve ocorrer do meio pro fim da tarde, entre o Centro/Norte/Noroeste do RS, e as tempestades severas devem ir seguindo para NE durante a noite, podendo também influenciar com menor potencial severo, porém ainda existente, partes do oeste e centro Sul de SC.
PARCEIROS: @vaichovetempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog