FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

domingo, 26 de abril de 2020

Os impactos da estiagem no Município de Piratini


Nos últimos cinco meses, a estiagem e seus possíveis desdobramentos econômicos e sociais geraram apreensão na sociedade gaúcha e não é diferente em Piratini. 


Em razão da importância do setor agrícola para a economia do Estado, multiplicaram-se tentativas de mensurar o “tamanho do estrago” oriundo da seca. Essa é uma tarefa complexa, pois há uma miríade de efeitos causados pela falta de chuva: desde a insuficiência de água para consumo humano e animal, passando por perdas na produção do Setor Primário e efeitos indiretos em outros setores, até o aumento no custo de vida da população.

Em entrevista a uma Emissora de Rádio local o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jovan Itamar de Lima, falou sobre os reais impactos da estiagem que assola o Município de Piratini e também sobre o trabalho de abastecimento às famílias da zona rural. Há mais de 5 meses sem chuvas significativas o setor da agricultura é um dos mais afetados, com isso a perda no milho fica entre 80% e 90%, soja chega a 70%, feijão do cedo a perda é total.

Na pecuária de corte chega em 60% e leiteira 70% de prejuízos, baseados nestes números é possível medir o tamanho real da estiagem que estamos enfrentando. Além da escassez de água para os animais tomarem, os campos estão praticamente sem vegetação devido a falta de chuvas.

Os impactos sociais também mostram o tamanho desta seca, conforme os dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município nos últimos dias completou 500 famílias da Zona rural que recebem água potável através do caminhão pipa, sendo que o Segundo e quinto distritos são os mais afetados com a estiagem. O caminhão do Exército tem dado um amparo no abastecimento se somando ao caminhão pipa e uma caçamba adaptada com tanque de 6 mil litros.

Uma máquina retroescavadeira adquirida com recursos repassados pela Câmara de Vereadores no ano passado e Emendas parlamentares, é responsável pela abertura de bebedouros e cacimbas no interior. Das mil solicitações para abertura de poços e bebedouros até o momento foi atendido 234 pedidos com o apoio das Secretarias de Infraestrutura e Logística e Secretaria de Urbanismo.

Sem apoio do Governo Federal e Estadual a Secretaria de Desenvolvimento Rural faz o possível para atender às famílias no meio rural, outra questão que pesa muito para o abastecimento de água é a grande extensão territorial que o Município possui, isso impossibilita o atendimento de várias famílias no mesmo dia.

Piratini News.
Fotos José Auri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog