Defesa Civil alerta
A Sala de Situação atualiza a previsão da condição meteorológica no estado para os dias 23 e 24 de outubro.
Os acumulados poderão variar poderão variar entre 30 a 60 mm sobre áreas da Campanha, Oeste, Missões, Noroeste, Norte e RMPOA. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm.
Na quarta-feira (23), instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão sobre a Argentina se intensificam, trazendo chuva moderada a forte acompanhada de descargas elétricas, eventual queda de granizo e temporais isolados nas regiões Oeste, Campanha, Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales e RMPOA. Os acumulados ficam entre 20 e 40 mm/dia em áreas da Campanha, Oeste, Norte e Vales, e abaixo de 15 mm/dia nas demais regiões. Além disso, as rajadas de vento associadas às instabilidades podem chegar aos 90 km/h.
Durante a quinta-feira (24), o sistema de baixa pressão permanece se intensificando e se aprofunda sobre o Uruguai e Sul gaúcho, dando origem a um ciclone extratropical. Esse ciclone aliado a uma frente fria deve trazer chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo, ventos intensos e tempestades em todo o Rio Grande do Sul. Os ventos devem ser constantes de 60 a 80 km/h na metade Sul do Estado, Serra, Nordeste, RMPOA e todo o Litoral, e as rajadas podem ultrapassar os 90 e 100 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm/dia na Campanha, Oeste, Centro, RMPOA e Norte do Estado.
Atenção! A Defesa Civil orienta: durante as chuvas, tome precauções como desligar eletroeletrônicos, fechar bem portas e janelas, buscar abrigo seguro, e evitar atravessar alagamentos a pé ou de carro. Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.
Alerta meteorológico CEEE Equatorial
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há previsão de temporais em todo estado nos próximos dias. Entre os alertas estão temporais associados a rajadas de ventos, queda de granizo e descargas elétricas.
Confira abaixo algumas dicas da CEEE Equatorial sobre os riscos e perigos durante as tempestades:
Antes da tempestade
Desligue seus aparelhos eletrônicos da tomada aos primeiros sinais de chuvas fortes e raios puxando pelo plugue, nunca pelo fio.
Fios e cabos ao solo
Mantenha-se afastado caso se depare com fios e cabos ao solo.
Ventos fortes
Evite ficar perto de árvores, postes ou fios de eletricidade durante ventos fortes.
Em casa
Fique longe de janelas e evite utilizar aparelhos elétricos conectados durante a tempestade.
Emergência
Em caso de emergências elétricas, entre em contato com a CEEE Equatorial por meio dos canais de atendimento:
- Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
- Site ceee.equatorialenergia.com.br;
- Central de Atendimento: 0800 721 2333.
Defesa Civil
⚠️ *ALERTA!*
*Possibilidade de Chuvas Intensas na região de RIO GRANDE DO SUL/RS.*
🦺 Proteja-se: Siga as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193.
📝 Descrição: Chuva e vento forte com descargas elétricas e eventual queda de granizo. Vál até 18h de quarta. Emerg Ligue 190/193.
📅 Este alerta é válido até 23/10/2024 18:00
💡 Você recebeu esta mensagem, pois tem este local ativo em seus alertas da Defesa Civil.
Evaldo Gomes Notícias/Canguçu
A cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog