FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

____ Evaldo Gomes Notícias/Canguçu ____

terça-feira, 28 de novembro de 2023

2ª DP Pelotas prende um e recupera smartphones em mais uma edição da Operação Mobile




A Polícia Civil, a partir do trabalho dos Setores de Investigação da 2ª Delegacia de Polícia Distrital de Pelotas, deflagrou nesta terça-feira (28), mais uma edição da Operação Mobile. 
A atuação é especialmente realizada contra receptadores de smartphones furtados ou roubados. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e recuperados cinco aparelhos telefônicos. Um homem, suspeito de ser autor de um roubo na Zona Norte do Município, foi preso preventivamente. A ação contou com apoio da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e do Instituto Geral de Perícias (IGP).

"O trabalho integrado com outras forças de segurança é conduzido a partir de iniciativa da Secretaria de Segurança Pública. Aqui em Pelotas, nossa equipe sempre se organiza para que o dia dedicado às operações conjuntas traga resultados efetivos, como os de hoje. Além de recuperar aparelhos, durante o mês representamos pela prisão preventiva de um investigado suspeito de envolvimento em diversos roubos. Ou seja, no mesmo dia obtivemos êxito tanto na elucidação dos crimes de receptação, como no crime antecedente”, explicou o Delegado Titular da 2ª DP, César Nogueira.

Com a identificação dos receptadores há concomitantemente repressão aos crimes precedentes, no caso o furto e o roubo. "A maior parte das negociações atualmente é realizada por meio das redes sociais, em especial o Marketplace do Facebook. E, obviamente, quem compra produtos sem saber a origem está assumindo o risco de ser responsabilizado na esfera penal. Por isso, em ações como a desta terça-feira repito a orientação para que as pessoas evitem adquirir aparelhos sem procedência. Comprando produtos de origem ilícita se está, de lado outro, estimulando os furtos e os roubos", enfatizou Nogueira.

O trabalho de investigação de hoje realizou diligências em bairros da Zona Norte de Pelotas, área de atuação da 2ª DP. "É importante perceber que esse tipo de crime movimenta um mercado paralelo de milhares de reais. A partir de agora vamos proceder com o envio dos Inquéritos Policiais ao Poder Judiciário com a responsabilização de cada um dos envolvidos, bem como com a restituição dos celulares às vítimas, as quais já estão identificadas", finalizou a autoridade policial. 

Receptação
A pessoa que compra ou aceita produtos sem procedência pode estar sujeita ao crime de receptação, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. Na forma qualificada, a reclusão é de três a oito anos mais multa.

Evaldo Gomes com informações da Polícia Civil de Pelotas

A cópia é autorizada desde que seja citado o local de onde você copiou a publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog