FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Feira levará cerca de 60 variedades de feijão orgânico a Piratini

Sementes são produzidas por 17 famílias em dois assentamentos do MST no interior do município


A Associação de Produtores Ecológicos Conquista da Liberdade (Apecol) realiza nesta quarta-feira (29) a 5ª Feira do Feijão Orgânico de Piratini, na região Sul do Rio Grande do Sul. O evento será na Praça Inácia Machado, no Centro da cidade, e terá a participação de representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), além de deputados, estudantes e produtores de alimentos orgânicos.

Nesta edição da feira terá exposição e comercialização de cerca de 60 variedades de sementes crioulas de feijão, entre elas irai, carioca vermelho, branco, amendoim, mourinho, expedito, macanudo e guapo brilhante.

A produção, que possui certificação orgânica, é de 17 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Apecol, que vivem nos assentamentos Conquista da Liberdade e Conquista da Luta, no interior de Piratini.

Quem visitar o evento irá conferir a diversidade de produtos da Reforma Agrária. As bancas terão abóbora, aipim, alface, repolho, couve, cenoura, rúcula, pães, cucas, bolachas, bolos, doces, chimias, geleias, queijos, torresmo, sucos, vinho, banha, entre outros alimentos. A partir das 11h30 será servida uma feijoada no Galpão de Rondas do CTG 20 de Setembro. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Emater ou no local do evento, no valor de R$ 15,00.

Produção em defesa da vida

A Apecol produz feijão há cerca de quatro anos. Seu José Gabriel Venâncio, presidente da associação, explica que não é usado nenhum tipo de agrotóxico, somente cobertura verde do solo e adubos orgânicos. O objetivo é industrializar o alimento para oferecer a versão saudável do “feijão com arroz”, uma vez que o MST já cultiva arroz sem agrotóxico no estado. “Queremos ser uma ferramenta permanente na defesa da vida e mostrar que é possível, sim, produzir sem veneno”, acrescenta.

Além da Feira do Feijão Orgânico, que acontece anualmente, a Apecol realiza feira diária no km 75 da BR-293 e todas as quartas-feiras na Praça Inácia Machado, na cidade. O alimento também é vendido em eventos organizados pelo MST no país e para a Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur.

 Confira a programação

10 horas – Abertura oficial da feira na Praça Inácia Machado
11 às 17 horas – Comercialização de diversas variedades de feijão orgânico
11h30 – Feijoada no Galpão de Rondas do CTG 20 de Setembro



Evento: 5ª Feira do Feijão Orgânico

Local: Associação de Produtores Ecológicos Conquista da Liberdade (Apecol), Praça Inácia Machado, Centro de Piratini (RS)

Data: Quarta-feira, 29 de maio


Fonte: Imprensa MST/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog