Na manhã de hoje, a equipe da 1ª DP de Pelotas efetuou a prisão de um homem de 46 anos, investigado por crimes de estelionato, ocorridos no mês de março deste ano.
Segundo a Delegada Walquiria Meder, que conduziu as investigações, o criminoso apresenta extensa certidão de antecedentes policiais por crimes diversos, mas em sua maioria pela aplicação de golpes, já tendo sido preso diversas vezes.
Conforme a delegada, as primeiras ocorrências de estelionato envolvendo o criminoso datam do ano de 2002, mas a partir de 2013, tornaram-se constantes. Muitas das ocorrências tratam de golpes envolvendo a produção de eventos artísticos e esportivos, e o homem foi identificado como autor de estelionatos em mais de 30 ocorrências registradas nos sistemas policiais, além de outros delitos.
Na investigação que está em trâmite, a equipe identificou que o criminoso fez contato com empresários da cidade fazendo-se passar por um ex-jogador de futebol conhecido internacionalmente, a fim de solicitar "patrocínio" para o uniforme de uma equipe de futebol local. O criminoso também efetuava contatos solicitando dinheiro para auxiliar a equipe do "REMAR PARA O FUTURO", projeto esportivo da cidade que teve parte da equipe vitimada em acidente de trânsito, ocasião em que faleceram 7 jovens esportistas, o treinador e o motorista.
A equipe de investigação pontua que o criminoso costuma justamente fazer uso de eventos que causam comoção, e aproveita-se do sentimento de solidariedade da comunidade pelotense para aplicar os golpes. Sua audácia era tamanha, que já se fez passar até mesmo por policial para pedir dinheiro em colaboração a evento esportivo organizado pela Brigada Militar.
Ao ser novamente identificado como autor de golpes, foi representado pela decretação de sua prisão preventiva, sendo a medida de imediato autorizada pelo Poder Judiciário. O golpista ficou aproximadamente dois meses escondido, sendo localizado e preso na manhã de hoje pela equipe da 1ª DP, e em seguida encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas.
A Polícia Civil orienta a comunidade no sentido de que não forneça dinheiro a ninguém sem antes conferir a autenticidade do pedido por meios confiáveis.
18ª DPRI Pelotas
Evaldo Gomes Notícias/Canguçu - Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog