A Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação Sacramento, que visa desarticular grupo criminoso atuante em crimes de abigeato nos municípios de Pelotas e Capão Leão.
A ação conta com o apoio da Brigada Militar e da Fiscalização Agropecuária.
#Decrab_Bagé
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Bagé, deflagrou a 2ª fase da Operação Sacramento nesta sexta-feira (21/06).
O objetivo é desarticular grupo criminoso que atua em crimes de abigeato nos municípios de Pelotas e Capão do Leão, com comércio ilícito de carne de cavalo.
Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
As investigações tiveram início no mês de maio de 2023, após a equipe de investigações da Decrab/Bagé receber algumas informações, dando conta da existência de um grupo criminoso que estaria realizando alguns abigeatos nestes municípios.
Durante as investigações e análises de celulares dos suspeitos, ficou constatado que os criminosos estariam atuando no abate clandestino de equinos e vendendo para estabelecimentos locais, como trailers e pequenos açougues, que revendiam a carne em condições insalubres para a comunidade.
A Polícia Cívil, por intermédio da DECRAB/Bagé, deflagrou na manhã de hoje, a 2ª fase da Operação Sacramento.
Após deflagração da 1ª fase da Operação, em março de 2024, que possuía como foco a investigação de crimes de furto abigeato, em diversos municípios da região sul do Estado, os agentes analisaram as apreensões realizadas, o que motivou nova representação por mandados de busca, para a conclusão das investigações.
Nessa 2ª fase da operação, entretanto, o objetivo principal foi identificar pontos de distribuição e recepção de carne equina, oriunda do abigeato. Foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Capão do Leão e Pelotas. Ninguém foi preso.
O Inquérito Policial que investiga os delitos deverá ser encaminhado ao poder judiciário nos próximos dias, com indiciamentos, especialmente, a partir do que restou constatado na 1ª fase da operação, onde criminosos estariam atuando no abate clandestino de equinos (cavalos), com objetivo de distribuição comercial da carne, em condições impróprias ao consumo humano.
A operação contou com o apoio de policiais da 18ª DPRI/Pelotas, 7ª DPRI/Rio Grande e 29ª DPRI/Camaquã, além da Patram/BM de Pelotas e Fiscais da Secretaria Estadual de Agricultura.
Polícia Civil RS
Evaldo Gomes Notícias/Canguçu
A cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog