A Polícia Civil, por intermédio da 2DIN/DENARC e da Delegacia de Polícia de Jaguarão, com apoio da Brigada Militar, na manhã desta sexta-feira (16/09) deflagrou operação policial visando desarticular esquema de tráfico de entorpecentes operado a partir da fronteira do Estado.
Segundo o Delegado Wagner Dalcin e a Delegada Juliana Garrastazu Ribeiro, 31 policiais civis e militares deram cumprimento a 5 (cinco) mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário, em diversos locais na cidade da fronteira. Duas pessoas foram presas em flagrante, sendo com eles apreendidos aproximadamente 40g (quarenta gramas) de maconha "camarão", balança de precisão, rolos de saco plástico para embalagem a vácuo, celulares, dinheiro e dois veículos automotores.
ENTENDA O ESQUEMA
A investigação se iniciou a partir de uma apreensão realizada pelo 2DIN/DENARC em 20 julho do corrente ano, em parceria estabelecida com a Coordenação de Segurança Coorporativa dos Correios. Na oportunidade, uma remessa de 12 (doze) sacos de droga conhecida como “camarão” ou “supermaconha”, pesando aproximadamente 05 (cinco) quilogramas foi interceptada e apreendida. A droga era embalada a vácuo e despachada dentro de caixas utilizadas para o despacho de louças.
A partir daí, a investigação apurou que a droga tinha como origem a cidade de Jaguarão, e passou a diligenciar em conjunto com a Delegacia de Polícia local para identificar os envolvidos no esquema. Uma mulher e seu filho, ambos de cidadania uruguaia e com relação de parentesco com indivíduos conhecidos dos órgãos de Segurança Pública pelo envolvimento com o tráfico de entorpecentes e a criminalidade organizada, foram identificados como sendo os responsáveis por operar o esquema criminoso.
Durante as investigações, outra remessa de “supermaconha” foi interceptada pela Polícia Civil paranaense no município de São José dos Pinhais, oportunidade em que um veículo foi abordado e em seu interior localizados 09 (nove) sacos da droga, também pesando aproximadamente 05 (cinco) quilogramas, escondidos na carroceria de um veículo. As investigações apontaram que o veículo havia deslocado um dia antes até a cidade de Jaguarão, onde foi carregado com o entorpecente.
O QUE É A MACONHA "CAMARÃO" OU "SUPERMACONHA"
Trata-se flor pura da planta de cannabis, que possui elevado teor de tetrahidrocanabinol (THC), principal substância psicoativa da maconha. Ela é produzida em condições especiais, com sementes, adubos e aditivos selecionados.
Por possuir qualidade muito superior à maconha "prensada", virou febre entre jovens de classe média e alta, e o grama de droga chega a ser comercializado ao valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Estima-se, com as apreensões, um prejuízo ao grupo na casa dos R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).
Fonte: Polícia Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog