Na foto Jardel Oliveira e João Domingues. Foto: Arquivo |
Os prefeitos de municípios da zona Sul do Estado devem se reunir, ainda esta semana, com equipes da Defesa Civil para buscar recursos federais para o combate à a estiagem.
Cristal, Amaral Ferrador, Hulha Negra e Morro Redondo já tiveram, inclusive, a situação de emergência reconhecida e homologada pelo governo. Enquanto isso, muitos outros já decretaram o estado de calamidade.
Bagé, município com 120 mil habitantes, realiza desde o início do mês o racionamento de água. Conforme o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), das 3h às 15h a metade Oeste da cidade recebe o recurso hídrico e, das 15h às 3h, é a vez da zona Leste.
Em muitos municípios, as comunidades estão sem água e o abastecimento é feito através de reservatórios móveis. De acordo com o governo do RS, cada reservatório tem capacidade para transportar 4.500 litros de água. Além disso, a estiagem provoca perda nas lavouras, preocupando os produtores rurais.
“Nossa intenção é trazer a equipe do governo do Estado para auxiliar os municípios na elaboração dos planos de trabalho. Queremos que as prefeituras possam obter o máximo auxílio possível do governo federal”, destacou o chefe da Casa Civil Fábio Branco.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog