No último dia vinte e três de julho, aconteceu em nosso município, nas dependências da Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC) o Seminário da Cigarrinha e Enfezamento do Milho, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o manejo e o controle da cigarrinha.
Evento este pensado e organizado pelo escritório municipal da Emater-RS/ASCAR de Canguçu, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Prefeitura Municipal, em parceria com entidades e empresas comerciais de sementes de milho do município e região, o seminário contou com a presença de técnicos, comerciantes e agricultores, preocupados com o avanço da cigarrinha e com os prejuízos econômicos por ela causados. O evento contou com duas palestras técnicas importantes, Manejo da cigarrinha e enfezamento do milho, ministrada por André Júnio Andrade Peres do estado de Goiás, Formado em técnico agropecuário pelo IF Goiano em 2000; Formado em Agronomia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2010 Mestrado em Tecnologia de aplicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2014 Doutorado em Entomologia pela universidade Federal de Goiás (UFG) em 2021.
E manejo integrado da cigarrinha do milho e enfezamento, ministrada por Pedro Mathias Weschenfelder, natural do estado do RS, engenheiro agrônomo formado pela UPF (Universidade de Passo Fundo) especialista em proteção de plantas (ESALQ).
Na oportunidade também foram apresentados pelas empresas variedades de milho tolerantes ao enfezamento causado pela cigarrinha e alternativas de controle químico e biológico.
Evaldo Gomes Notícias/Canguçu
A cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog