Ele procurou a polícia e fez um Boletim de Ocorrência Policial.
O golpe pode ter algumas variações, mas, consiste na mesma modalidade.
Entenda o golpe:
Circula no meio digital o golpe do falso intermediáro, onde tanto o vendedor quanto o comprador são as vítimas. Trata-se de um golpe duplo, onde o estelionatário localiza um anúncio verdadeiro de um modelo e replica em outra plataforma de compra e venda, porém, com valor bem mais atrativo que o post original e com outras informações de contato.
Logo, pessoas realmente interessadas em adquirir o modelo contatam o criminoso, que por sua vez se passa pelo vendedor e confirma todas as informações do automóvel.
Quando chega o momento de marcar um teste e vistoria no veículo, o criminoso inicia uma história com o comprador dando alguns motivos pelos quais ele não participará do encontro, mas sim uma outra pessoa, geralmente um familiar próximo.
Nesse mesmo momento o estelionatário também entra em contato com o vendedor original e se mostra interessado no veículo e também explica que uma outra pessoa irá verificar o modelo pessoalmente.
Tais detalhes são passados para que no momento que o comprador encontre o verdadeiro dono do veículo, não haja desconfiança de ambas as partes.
Porém, como o interessado em adquirir o veículo encontrou o modelo através de um post falso, os dados bancários de pagamento são do criminoso, e não do atual e verdadeiro proprietário do automóvel.
Caso a compra seja concluída, o pagamento é transferido para o criminoso, que desaparece logo após aplicar o golpe.
Somente neste momento o vendedor original e o comprador entendem que foram vítimas em comum de um estelionatário.
Confira como é a ação de criminosos que visam aplicar um golpe simultâneo em quem quer comprar e vender carro online
Nunca entregue o carro sem a confirmação de pagamento
Como resolver?
Nesses casos, é comum que a história vai parar na Justiça, uma vez que nenhuma das partes querem sair lesadas na história.
Como se prevenir de golpes na internet
Toda a venda iniciada pela internet, não necessariamente deve ser efetivada por lá. Caso sinta a desconfiança de alguma informação, prefira que a conclusão da compra seja feita de forma presencial em local público e com a pessoa que manteve contato desde o início.
Não aceite intermédio de terceiros, pode ser sinal de que alguma das partes esteja agindo de má fé.
Além disso, confira com clareza e peça comprovantes de que quem está efetivando a venda realmente seja o proprietário do automóvel. Além disso, confira junto ao Detran da sua região se todas as informações do carro são verdadeiras e se ele não possui nenhuma restrição.
Já no caso do vendedor, o indicado é jamais entregar o veículo, bem como fazer a transferência de documentação até que a confirmação de pagamento seja feita. Nesse caso, cabe o cuidado com o golpe do falso comprovante de pix.
Tentaram dar esse golpe na gente também, tá bem complicado fazer anuncio de venda nesse site, os golpistas estão tomando conta, não dá pra se descuidar, tem que ser negociação direta com a pessoa que vai comprar, tudo feito na hora, quem vende e quem compra tem que se prevenir, pois ambos são vitimas.
ResponderExcluir