FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

____ Evaldo Gomes Notícias/Canguçu ____

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Meteorologia prevê temporais isolados em Canguçu e região Sul do RS


Foto: Evaldo Gomes

Com base na imagem de satélite meteorológico, observa-se um aumento considerável de nuvens sobre o Sul do Brasil, no domingo, dia 20/02.

Já chove com descargas elétricas em alguns pontos do PR e RS, e brevemente sobre SC teremos temporais isolados também, não se descartando tempo severo.



Os pontos em amarelo são descargas elétricas (raios).

Nesta segunda-feira, 21/02, pancadas isoladas podem atingir a maioria das regiões gaúchas no decorrer do dia, o que deve se repetir na terça que terá menor probabilidade de precipitação mais ao Sul gaúcho. 

Na quarta, o tempo seco predomina na Metade Sul do Rio Grande do Sul e as pancadas ocorrem de forma extremamente localizada na Metade Norte, logo em poucos lugares.

📸 GOES-16 


DETALHAMENTO TÉCNICO

TEMPO SEVERO - A previsão probabilística de tempo severo divulgada agora (11h) pela Prevots, indica nível 1 para o sul do RS e leste de SC. 

A área inclui Aceguá-RS, Jaguarão-RS, Pelotas-RS, Canguçu-RS, Chuí-RS, Santa Vitória do Palmar-RS, Florianópolis-SC, Brusque-SC, Urubici-SC, Tubarão-SC, Criciúma-SC e cidades próximas. 


Sobre o sul do RS temos o avanço de um cavado que intensifica o levantamento sobre o setor sul do RS, favorecendo o desenvolvimento de tempestades no período da tarde sobre a região. As imagens de satélite mostram ausência de nuvens sobre a área de nível 1, o que permite o aquecimento diurno e o aumento da instabilidade, contundo a presença e o avanço de uma ampla área de nuvens a oeste pode limitar este aquecimento, o que gera um grau de incerteza. As tempestades que se formarem encontrarão um ambiente com forte cisalhamento profundo do vento e tendem a ser inicialmente discretas pelas saídas dos modelos de alta resolução. Dada a condição ambiental é provável a formação de algumas supercélulas que podem ocasionar vento forte e queda de granizo em pontos isolados. Há o risco de formação de mesociclones.


Sobre o leste de SC, o desenvolvimento de tempestades neste setor decorrer do aquecimento diurno e da convergência amplificada localmente por efeito orográfico. A forte instabilidade ambiental permite que algumas correntes ascendentes mais intensas possam se desenvolver. 

O cisalhamento do vento (diferença na velocidade e/ou direção do vento em uma uma dada distância) favorece que algumas tempestades isoladas possam ter um maior grau de organização e de forma transiente podem até mesmo apresentar características supercelulares, sendo capazes de ocasionar queda de granizo e vento intenso.


📸 Via Prevots


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog