Na manhã desta segunda-feira (11) os principais rios do estado seguem estáveis ou em declínio em todas as estações monitoradas.
Foto: vista parcial de Canguçu. Evaldo Gomes |
Contudo, uma frente fria, aliada a instabilidades que atuam no interior do continente, volta a provocar chuvas que podem vir com temporais isolados começando pelas fronteiras ainda nesta manhã.
Ao longo da tarde a chuva se espalha pelo centro do Estado e até a noite deve chegar em todas as regiões permanecendo durante toda a terça-feira (12). Na fronteira com o Uruguai e Argentina são esperados os maiores acumulados diários.
A chuva pode vir com temporais isolados pelo Estado.
Do ponto de vista hidrológico, as elevações mais significativas em resposta às chuvas devem ocorrer principalmente em nível de sub-bacias, ou seja, em córregos, arroios e rios de menor ordem hidrológica.
Porém destaca-se que em algumas bacias os volumes devem mitigar, pelo menos momentaneamente, a situação de baixa disponibilidade nos que vem sendo registrada nas 25 bacias gaúchas.
A condição hidrológica de ALERTA segue indicada para as bacias do Gravataí, Lago Guaíba, Sinos, Cai, Baixo Jacuí, Alto Jacuí, Taquari-Antas, Camaquã, Apuaê-Inhandava e Rio Uruguai em função da baixa disponibilidade hídrica.
Enquanto as demais bacias formadoras da hidrografia do estado seguem em condição de ATENÇÃO.
Secretaria de Meio Ambiente do RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog