FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

ANUNCIE AQUI - CONTATO WHATSAPP 53984541404

ANUNCIE AQUI - CONTATO  WHATSAPP 53984541404

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

RURAL NET - CLIQUE

JV Guincho - Vilson Guincho & Munck

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

MULHER QUE MATOU O FILHO RECÉM NASCIDO E O JOGOU NO LIXO, APÓS ENGRAVIDAR DO CUNHADO, É PRESA EM CERRO GRANDE DO SUL




Nesta sexta-feira, 31/01, Agentes da Delegacia de Polícia de Tapes/ 29ª DPRI realizaram diligências na Zona Rural de Cerro Grande do Sul, onde capturaram uma mulher, de 21 anos, contra quem havia mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara do Júri da Capital. A presa é ré por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

No dia 19/01/2022, um bebê não identificado foi encontrado sob arbustos, na via pública, sendo que uma equipe de limpeza encontrou o feto estágio avançado de gravidez e morte recente. O Departamento de Homicídios iniciou as investigações, sendo a suspeita identificada. Após dois depoimentos, veio a confessar a autoria do crime, relatando ter jogado o bebê no lixo.

A investigada foi periciada, não sendo constatada "qualquer sintomatologia psíquica à perícia, tampouco apresentou histórico prévio ou atual de acompanhamento em saúde mental ou de uso de psicofármaco".

Após constituir Advogada, resolveu comparecer na DEAM e alegar um suposto estupro, muito provavelmente para tentar uma tese de defesa em eventual julgamento. Contudo, apurou-se que as relações entre a suspeita e o cunhado foram consensuais.

O Delegado Luciano concluiu o Inquérito Policial instaurado para apurar o estupro SEM INDICIAMENTO, por entender ausentes os elementos mínimos que permitissem indiciar o investigado (cunhado). O Ministério Público concordou com o relatório, pedindo o ARQUIVAMENTO.

Rádio Cidade Sucursal Cerro Grande do Sul - Rede Cidade 

Fonte e imagem: Polícia Civil

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.






VAGAS DE EMPREGO EM ANDAMENTO NA AGÊNCIA SINE CANGUÇU




Encaminhamentos as vagas são apenas presencias.
Duvidas podem ser esclarecidas pelo wahts 53 98437-0249.

MECÂNICO DE MÁQUINAS
- Ensino fundamental;
- Experiencia em mecanica em geral e soldas; 

ENTREGADOR DE GÁS E ÁGUA
- Ensino fundamental;
- Carteira de habilitação A/B;
- Disponiblidade de horário aos domingos (alternados).

ESTOQUISTA
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em sistema excel (de preferência);
 - Disponibilidade de horário aos sabados a tarde.
- Duas vagas, uma delas exige carteira de habilitação 

 VENDORA E/OU GERENTE COMERCIAL 
- Ensino medio completo;
- Para trabalhar em loja de vestuário;
- Experiencia na função.

DOMÉSTICA 
- Ensino Fundamental Incompleto 
- Serviços gerais

VAGA PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em rotinas de notas eletrônicas, talão de produtor rural e informática;
- Vaga para trabalhar no interior, localidade Alto Alegre, 3º distrito; fica a 15km do centro;
 - Deve possuir meio de locomoção ou residir nas proximidades;
 -Salário compatível;

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.







Piratini: a pedido do MPRS, denunciado por maus-tratos a animais é proibido de ter a guarda de cães



Foto: MPRS 

Após pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Piratini, a Justiça determinou, nesta quarta-feira, 29 de janeiro, a proibição temporária de guarda, posse e vigilância de cães a homem denunciado por maus-tratos a animais domésticos enquanto durar o processo, sob pena de decretação de prisão preventiva em caso de descumprimento.

No início de janeiro, após investigação do MPRS em Piratini, foi apresentada denúncia contra o homem pelo crime de maus-tratos a diversos cães. No entanto, conforme a promotora de Justiça Amanda Jessyca de Souza Alves, novas informações evidenciaram que ele permanecia maltratando animais, tendo sido constatada, inclusive, a morte de um cão.

A partir de imagens dos maus-tratos, laudo médico veterinário e outros elementos, a promotora pediu a medida cautelar atípica de proibição de guarda, posse e vigilância de cães, que foi acolhida pela Justiça.

“O deferimento dessa medida cautelar, embora não prevista explicitamente na legislação, é o reconhecimento da imperiosidade da proteção desses animais. Aliás, o legislador endureceu, nos últimos anos, as penas para quem comete esse tipo de crime”, explica Amanda. Neste caso, há diversos elementos que comprovam que há anos o denunciado pratica crimes desta natureza. “A cautelar foi requerida para dificultar que novos maus-tratos aconteçam e, por consequência, para resguardar a integridade física e a saúde dos animais”, completa a promotora.

MEDIDA CAUTELAR: o mesmo que liminar. É um ato de precaução. É o pedido para antecipar os efeitos da decisão, antes do seu julgamento. É concedida quando a demora da decisão causar prejuízos. Ao examinar a liminar, a Justiça também avalia se o pedido apresentado tem fundamentos jurídicos aceitáveis.

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.






Brigada Militar apreende 300 kg de camarões na Lagoa dos Patos em Rio Grande



Na madrugada desta sexta-feira, 31/01,  a PATRAM de Rio Grande realizou patrulhamento embarcado na Lagoa dos Patos, com o objetivo de coibir a pesca ilegal de camarão. 







Durante a operação, foram apreendidos aproximadamente 3.000 metros de redes e 20 beribais, além de 300 kg de camarões que foram devolvidos ao habitat natural. 

Diante da irregularidade, foi registrado um boletim de ocorrência policial,  visto que não foi localizado o responsável.

O Comando Ambiental reforça que, entre 1º de fevereiro e 31 de maio, a captura do crustáceo só é permitida com o uso de rede de espera tipo "aviãozinho", sendo proibidas as redes de arrasto (berimbau, coca e plancha).

Comando Ambiental
"O Braço Verde da Brigada Militar"

Brigada Militar
Patrimônio do povo gaúcho

Em caso de emergência, ligue 190

Comunicação Social da 3ª CIPPAM

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu: Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.

Pelotas/RS: Brigada Militar Flagra Crime Ambiental em Empresa de Armazenagem de Arroz e Soja



Nesta última quinta-feira, 30/01, a equipe da PATRAM de Pelotas flagrou uma atividade potencialmente poluidora em descumprimento à licença ambiental. 



O flagrante ocorreu durante o atendimento a uma denúncia sobre poluição, na qual a empresa estaria emitindo um odor insuportável, causando incômodo aos moradores do bairro Fragata.

Ao se aproximarem do local, os policiais perceberam imediatamente o forte odor no ambiente.

Durante a vistoria, foi constatada a plena atividade de secagem e armazenagem de arroz e soja. Em um dos armazéns, foi verificada a emissão de substâncias odoríferas na atmosfera, devido ao processo de decomposição e queima da soja ali armazenada. Essa prática contraria as condições estabelecidas na licença ambiental de operação da atividade.

Diante das circunstâncias, foi lavrado um Termo Circunstanciado por crime ambiental, conforme o Art. 60 da Lei 9.605/98.

Comando Ambiental
"O Braço Verde da Brigada Militar"
Brigada Militar 
Patrimônio do povo Gaúcho 

Em caso de emergência, ligue 190!
 
Comunicação Social da 3ª CIPAM

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu: Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.







Saída de pista seguida de capotamento deixa feridos na BR-392 em Pelotas-RS






Saída de pista seguida de capotamento na manhã de sexta-feira,  31.01.2025, no km 64 da BR-392, sentido Rio Grande, próximo ao Posto Ongaratto. 

Duas vítimas sendo removidas para o HPS de Pelotas.

Ecosul e PRF atendem.




Informações e imagens Imprensa Ecosul 

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.






Rio Grande: Reunião entre Forças de Segurança Pública discute estratégias para a redução da criminalidade



Na tarde desta quinta-feira, em Rio Grande, a Brigada Militar sediou e organizou uma reunião no 6º BPM, contando com a presença do comandante do CRPO Sul, Cel PM Alexander Cardozo, e do comandante do 6º BPM, Major PM Augusto Ferreira Porto.






O encontro teve como objetivo discutir estratégias para a redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), aplicando a técnica da dissuasão focada. Essa estratégia de prevenção ao crime busca reduzir a violência e a criminalidade por meio da identificação e abordagem direcionada a indivíduos de maior risco.

Participaram da reunião delegados das Delegacias Regional e de Homicídios de Rio Grande, representantes da SUSEPE e agentes da inteligência da Brigada Militar, reforçando a integração entre as forças de segurança no combate à criminalidade.

Comunicação Social do CRPO Sul

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.

Projeto realiza a instalação de painéis solares em prédios públicos de municípios da região Sul do RS

*Pinheiro Machado reduz gasto de energia em 70% com instalação de painéis solares em prédios públicos pela CEEE Equatorial* 


_Prédios da Secretaria de Saúde, da rodoviária e da Escola Municipal Manuel Prisco receberam o projeto de eficiência energética_ 







Pinheiro Machado está colhendo os frutos de um projeto de eficiência energética promovido pela CEEE Equatorial. Foram instalados painéis fotovoltaicos em três prédios públicos, que reduziram em até 70% os gastos com energia elétrica nestes locais.  

O projeto tem o objetivo de promover a sustentabilidade e a redução de custos em municípios gaúchos, alinhando-se às metas globais de transição energética e combate às mudanças climáticas. Todo o processo, desde a elaboração do projeto até a execução e as medições para validação dos resultados foi conduzido ao longo de dois anos pela distribuidora. 

Os locais beneficiados com as melhorias em Pinheiro Machado são a Escola Manuel Prisco, a Secretaria de Saúde e a Rodoviária da cidade, onde os painéis de geração de energia solar já estão funcionando. 

“Com a economia gerada, os recursos anteriormente destinados aos custos de energia elétrica poderão ser redirecionados para melhorias no atendimento à população, como a elevação da qualidade dos serviços prestados”, afirma o analista do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva. 

Em Piratini, a cerca de 40 quilômetros de distância de Pinheiro Machado, também foi realizado o projeto de eficiência energética no Centro de Eventos, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e na Escola Agrícola e a Escola Municipal de Educação Infantil Roque Soares do Amaral. O trabalho envolveu a instalação de sistemas fotovoltaicos (luz solar), ar-condicionado, iluminação eficiente, além de outras melhorias para redução do consumo de energia elétrica. 

Segundo o analista do Programa de Eficiência Energética (PEE) da CEEE Equatorial, Jonatan Silva, o investimento total foi de aproximadamente R$ 225 mil, considerando a mão de obra e a aquisição de materiais, e vai permitir que as instituições beneficiadas possam destinar mais recursos para melhorias internas.   

Essa é mais uma etapa do PEE que já passou também pelas cidades de Rio Grande, com trabalho feito na Estação Naval e em Morro Redondo, onde o sistema elétrico do Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt (Hoema) foi modernizado. Nas cidades de Imbé e Minas do Leão, a mesma iniciativa é realizada com foco na melhoria da eficiência de iluminação pública.

CEEE Equatorial 
Crédito das fotos: Davi Rodrigues

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.








Em menos de 24 horas, Brigada Militar de Santa Maria recupera motocicleta furtada



Na noite de quinta-feira (30), a Brigada Militar através da Força Tática do 1º Regimento de Polícia Montada recuperou uma motocicleta furtada e apreendeu uma arma de fogo no bairro Passo das Tropas.

Durante a operação Cerco Fechado, os policiais receberam informações provenientes do serviço de inteligência, que indicaram a circulação de um veículo que havia sido furtado ontem na região Central.

Durante o patrulhamento, a equipe avistou uma motocicleta sem placa na Travessa Mano Lima. Diante da suspeita, os policiais iniciaram um breve acompanhamento. O condutor, percebendo a aproximação da viatura, parou em um fim de rua e abandonou o veículo, fugindo para uma área de mata.

Foto: 1º  RPMon 

No local, os policiais encontraram um revólver municiado com dois cartuchos, sendo um deles deflagrado, além de uma pistola de ar e a placa que pertencia à motocicleta.

O suspeito, identificado como um homem de 28 anos, possui um mandado de prisão em aberto e conseguiu escapar.
A motocicleta foi recolhida e encaminhada ao guincho, onde ficará à disposição para os procedimentos legais.

A Brigada Militar segue em alerta e intensifica as operações para garantir a segurança da população e combater a criminalidade na região.

Fonte: Comunicação Social do 1º RPMon

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Flagrante de maus-tratos a 7 cães e prisão de tutor em Pelotas-RS

Brigada Militar flagra maus-tratos a sete cães e prende tutor em flagrante



Nesta quinta-feira (30/01), a equipe da PATRAM de Pelotas atendeu a uma denúncia anônima e flagrou sete cães em situação de maus-tratos. 



No local, foram encontrados três cães adultos e quatro filhotes acorrentados em um pátio insalubre, cercado por fezes, lixo doméstico e outros resíduos sólidos. 




Além das péssimas condições de higiene, os animais não tinham acesso a água nem a um abrigo adequado para se proteger das intempéries, configurando maus-tratos conforme a Resolução CFMV nº 1236/2018.

Diante da gravidade da situação, o tutor dos cães foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde o crime ambiental contra a fauna foi registrado com base no Art. 32, § 1º-A, da Lei 9.605/98. A autoridade policial determinou a abertura de um inquérito para investigação mais aprofundada dos fatos.

O Comando Ambiental reforça o compromisso no combate aos maus-tratos contra animais, garantindo o cumprimento da legislação e a punição dos responsáveis.

Comando Ambiental
"O Braço Verde da Brigada Militar"

Brigada Militar
Patrimônio do povo gaúcho

Em caso de emergência, ligue 190

Comunicação Social da 3ª CIPPAM

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.

Ciclista foi atropelado na BR-116 em Camaquã/RS




Um homem foi atropelado por um ônibus na tarde de quinta-feira, ,30.01.2025, na BR-116, em Camaquã mais precisamente na ponte da Getúlio. 

Segundo informações preliminares, a vítima seria um reciclador.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atendeu a ocorrência, a vítima ficou levemente lesionada e foi atendida pelos policiais.

Rádio Educadora Interativa 

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.





Assembléia dos Municipários de Canguçu aprova reajuste de salários e ticket alimentação propostos pela Prefeitura




Na manhã desta quinta-feira (30), o Sindicato dos Municipários de Canguçu (SIMCA) realizou uma assembleia no Clube Harmonia, com a participação de 234 associados. 

O prefeito Arion Braga ofereceu na ocasião, um aumento de 8% para os servidores em geral e 6,5% para os profissionais do magistério, além de uma reposição de 12% no ticket alimentação. As propostas superaram as expectativas e foram aceitas pelos presentes. 

O prefeito também utilizou da oportunidade para frisar a criação da medida que revoga a concessão de ticket alimentação para os servidores ocupantes de Cargos em Comissão (CCs), e que estes, além dos secretários, prefeito e vice, não estão inclusos no reajuste salarial.




Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.


Quatro argentinos são resgatados de condições análogas à escravidão no RS, diz MPT




Em uma operação coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com acompanhamento do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) e participação da Polícia Federal (PF), quatro trabalhadores de nacionalidade argentina foram resgatados de condições análogas à escravidão em São Marcos, na região serrana do Rio Grande do Sul. Os trabalhadores haviam sido trazidos para o Rio Grande do Sul para trabalharem na colheita da uva. Pelo MPT-RS, a operação foi acompanhada pela procuradora do trabalho Franciele D'Ambros, Coordenadora Regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete).




Os resgatados são todos homens, com idades entre 19 e 38 anos, oriundos da província de Misiones, e ingressaram no Brasil via Dionísio Cerqueira (SC). Estavam alojados em uma casa de madeira, bastante velha, com dois quartos que, segundo o depoimento dos trabalhadores, chegaram a abrigar 11 homens ao todo. As condições de habitação eram precárias: os trabalhadores dormiam em colchões no chão, não tinham armários ou quaisquer outros móveis para guardar seus pertences, a fiação elétrica estava exposta e em desacordo com as Normas Regulamentadoras.




Um dos principais problemas era o acesso a água potável. A água que abastecia as torneiras era captada de um pequeno açude junto à casa, e toda água usada no banho e na descarga das instalações sanitárias era devolvida para o pátio, junto ao açude, formando um esgoto a céu aberto na entrada do imóvel e contaminando a água do açude que seria usada para o consumo dos trabalhadores. A fiscalização constatou que a água apresentava cor amarelada e odor fétido. Trabalhadores relataram sofrer com alergias cutâneas e diarreia.

Os trabalhadores relataram ter sido agenciados por um conterrâneo, o qual buscava trabalhadores na Argentina e os encaminhava a uma arregimentadora de serviços em São Marcos. Esta, por sua vez, havia prometido um trabalho bem remunerado, incluindo moradia. Ao chegar no local, os trabalhadores se depararam com a precariedade do alojamento e, ao final de uma semana de trabalho, quando deveriam receber pelos serviços prestados, foram abandonados à própria sorte, sendo desconhecido o atual paradeiro da arregimentadora. Segundo relatos do produtor rural, identificado como o tomador dos serviços durante a semana, este já havia efetuado o pagamento da remuneração correspondente, a qual não foi repassada aos trabalhadores.


Combate ao trabalho escravo

O resgate foi realizado na terça-feira, 28/1, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, como parte de uma operação mais ampla de fiscalização da colheita da uva. Em fevereiro do ano passado, uma operação semelhante encontrou 22 trabalhadores argentinos também em condições análogas à escravidão em São Marcos. Com a operação desta semana, já são oito trabalhadores resgatados no RS em 2025.

Na quarta-feira, dia 29/1, foi firmado um Termo de Ajuste de Conjunta com o produtor rural que contratou os serviços dos quatro trabalhadores resgatados nesta operação, garantindo o pagamento das verbas trabalhistas e rescisórias devidas pela rescisão indireta dos contratos de trabalho. O Ministério do Trabalho e Emprego emitiu o seguro-desemprego, assegurando aos trabalhadores imigrantes argentinos o pagamento de 3 (três) parcelas de um salário-mínimo.

A assistência social do município de São Marcos, por sua vez, providenciou estadia e disponibilizou passagens para deslocamento dos trabalhadores, que não desejaram retornar à Argentina.

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi criado em homenagem aos auditores-fiscais do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, além do motorista Aílton Pereira de Oliveira, que foram assassinados em Unaí (MG), no dia 28 de janeiro de 2004, quando investigavam denúncias de trabalho escravo em uma fazenda.



Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

Cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.