SALA DE SITUAÇÃO PREVÊ RETORNO DAS CHUVAS AO ESTADO
No sábado, 03.08.2024, os ventos provenientes do norte continuarão fortes.
No domingo, 04.08.2024, além de temporais isolados, haverá um aumento na intensidade das chuvas em algumas regiões do Estado. Na segunda-feira, 05.08.2024, as instabilidades persistirão, especialmente entre a tarde e a noite.
Confira mais detalhes da previsão do tempo destes próximos dias.
Vídeo 📹
DEFESA CIVIL EMITE ALERTA
Alerta para ventos se intensificando na madrugada e manhã do sábado, 03.08.2024, com risco de corte de energia elétrica e quedas de árvores.
Vigência 0h às 15h. Emergência 190/193.
Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro.
Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.
A Sala de Situação atualiza a condição meteorológica para o RS nos próximos dias. No sábado (3), os ventos do quadrante norte seguem fortes sobre o RS, variando entre 50 e 80 km/h. Ao longo da tarde e noite, as pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento (acima dos 70 km/h) e eventual queda de granizo retornam ao Oeste, Campanha, Sul e Costa Doce, com volumes variando entre 5 e 20 mm/dia.
No domingo (4) as condições favorecem as instabilidades sobre o território gaúcho, com risco de temporais isolados. Nas Missões, Oeste, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce, as chuvas serão mais fortes, trazendo volumes entre 30 e 60 mm/dia, podendo passar dos 80 mm/dia nas Missões, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce. Nas demais regiões, os acumulados ficam em torno dos 10 aos 20 mm/dia.
Na segunda-feira (5), a frente fria semiestacionária e o fluxo de umidade vindo do norte do país continuam mantendo as chuvas e os temporais pontuais sobre boa parte do Estado, especialmente entre a tarde e noite. No Litoral Sul, Costa Doce, próximo da Região Metropolitana de POA e Noroeste, há risco de chuva pontualmente forte, com acumulados entre 25 e 40 mm/dia. Já nas demais regiões, as chuvas fracas a moderadas atuam trazendo volumes entre 5 e 15 mm/dia.
A tendência é de que, na terça-feira (6), as instabilidades sigam atuando sobre praticamente todo o RS, favorecendo os volumes entre 40 e 60 mm/dia nas Missões, Campanha, Centro, Vales e Região Metropolitana de POA.
Ao final deste aviso, os acumulados poderão variar entre 40 e 70 mm sobre as Missões, Centro, Campanha, Sul, Costa Doce, Vale do Rio Pardo e Região Metropolitana de POA. Nas Missões, Campanha, Sul, Centro e Costa Doce, devem passar dos 90 mm.
A Defesa Civil alerta para o risco de transtornos por conta das chuvas pontualmente fortes e persistentes, rajadas de ventos e queda de granizo, com possibilidade de alagamentos pontuais e elevação dos níveis em córregos, arroios e pequenos rios, mas sem riscos de grandes inundações. Previna-se conhecendo o Plano de Contingência da sua cidade, e as medidas preventivas para a região onde você mora.
Evaldo Gomes Notícias/Canguçu
A cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog