FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

RURAL NET - CLIQUE

JV Guincho - Vilson Guincho & Munck

ANUNCIE AQUI

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

EVALDO GOMES NOTÍCIAS

EVALDO GOMES NOTÍCIAS

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Invernada adulta do CTG Tropeiros da Amizade classificada para a final do ENART entre 15 e 17/11/2024



O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) é um evento a nível estadual, considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, descendente do antigo estadual FEMOBRAL (popularmente MOBRAL). 

É promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), realizado desde 1986, sendo que desde 1997 ocorre no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul.

É realizado anualmente, em três etapas: regionais, inter-regionais e final. Envolve competidores de todo o estado do Rio Grande do Sul, e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, somente na categoria de Danças Tradicionais (entre força A e força B) e mais de 60 mil espectadores na fase na final. 

Vídeo 📹 

No ano de 2024, o grupo de danças adulto do CTG Tropeiros da Amizade participou da 2ª Inter-regional do Enart, realizada na cidade de Cacequi/RS, entre os dias 31/08 e 1º/09. Na ocasião, o grupo classificou-se em 10º lugar – dentre 26 grupos – para dançar a fase final do ENART, na cidade de Santa Cruz, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024.

O grupo foi o único da 21ª Região Tradicionalista e obter a classificação para a final do ENART neste ano, e será o único representante deste município e desta região na modalidade de danças tradicionais.

O trabalho desenvolvido pela invernada adulta do CTG Tropeiros da Amizade tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, dos usos e costumes e da cultura popular do Rio Grande do Sul e da cidade de Canguçu.

Temos como objetivo principal a classificação na final do Enart em Santa Cruz para dançar a finalíssima no domingo, ficando novamente entre os 20 melhores
grupos do estado nesta categoria. 

O grupo sempre buscou retratar em suas temáticas assuntos ligados a cultura popular de Canguçu, No ano de 2024, o elenco traz  como proposta coreográfica o tropeirismo, período importante na formação do gaúcho, que permitiu a integração do Sul do país à economia nacional: primeiro com
o comércio de mulas para o transporte de cargas, no final do século XVII e, depois, com a exploração e venda do gado, na qual Canguçu foi especialmente beneficiado por ser o local de trânsito das tropas provenientes das Missões e de Cima da Serra.

Este trabalho desenvolvido pelo grupo adulto, tem como ensaiador Giovane Farias e na correção o casal Mauro e Glasiane Heidrich. 

Nesta edição conforme sorteio realizado pelo MTG, este grupo adentrará ao palco do ENART no sábado 16 de Novembro no período da tarde.

Evaldo Gomes Notícias/Canguçu

A cópia é autorizada desde que seja citado o autor da publicação ou onde está veiculado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog