O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT divulgou hoje (31) informações importantes para quem trafega nas rodovias federais.
É que graças a um acordo judicial homologado na última segunda-feira, 29, pela Justiça Federal, será priorizada a instalação de aproximadamente 1.140 radares eletrônicos no país.
Somente no Rio Grande do Sul, serão instalados 245 radares, sendo que alguns deles ficam em Caçapava do Sul, São Sepé e Santana da Boa Vista.
Conforme o DNIT, a instalação visa o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade 'média', 'alta' e 'muito alta', os quais foram identificados em estudos realizados ainda em 2016.
O acordo judicial é fruto de extensa negociação e foi construído consensualmente pelo Ministério da Infraestrutura, DNIT e Ministério Público Federal, o que permitiu uma redução do quantitativo de radares, contemplando a instalação de equipamentos nos pontos mais sensíveis, prioritariamente em áreas urbanas.
A implantação das faixas estabelecida no acordo busca também coerência com a disponibilidade orçamentária do DNIT para tal finalidade.
Em função do acordo, a partir de diretrizes atualizadas a serem estabelecidas pelos técnicos do Ministério da Infraestrutura, será realizado novo estudo para redimensionar a quantidade de radares, priorizando os trechos efetivamente necessários e considerando o caráter educativo dos equipamentos.
Confira os pontos na região onde a instalação de radares será priorizada
Caçapava do Sul
BR 290, km 327, região da Vila Progresso (Redutor Eletrônico de Velocidade - barreira/lombada)
BR 392, km 250, próximo a Escola Dagoberto Barcellos (Controlador Eletrônico de Velocidade - pardal)
São Sepé
BR 392, km 297, próximo ao Posto Cotrisel (Redutor Eletrônico de Velocidade - barreira/lombada)
BR 392, km 319, na Vila Block (Controlador Eletrônico de Velocidade - pardal)
Santana da Boa Vista
BR 392, km 207, região conhecida como subida do Doralício (Controlador Eletrônico de Velocidade - pardal)
Com informações do DNIT e Farrapo RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog