Parque turístico Nossa Senhora da Conceição - Canguçu

Parque turístico Nossa Senhora da Conceição - Canguçu
Parque turístico Nossa Senhora da Conceição - Canguçu

FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

RURAL NET - CLIQUE

JV Guincho - Vilson Guincho & Munck

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Polícia Civil conclui Inquérito Policial que deu origem a Operação Farroupilha, ao todo 24 pessoas foram indiciadas por organização criminosa


Polícia Civil conclui Inquérito Policial que deu origem a Operação Farroupilha, ao todo 24 pessoas foram indiciadas por organização criminosa, roubos, furtos, porte de arma, tráfico de drogas entre outros crimes.


Na data de hoje, 02/08, a DECRAB/Bagé concluiu e remeteu ao Poder Judiciário da Comarca de Pinheiro Machado o Inquérito Policial instaurado em dezembro de 2020 e que teve por objetivo desarticular uma das maiores organizações criminosas especializada em crimes rurais em atividade na região. 


No curso das investigações, várias apreensões de objetos roubados e prisões em flagrantes foram realizadas, pela Polícia Civil e Brigada Militar, fatos que levará  o Delegado André de Matos Mendes, titular da DECRAB/Bagé a representar por 62 ordens judiciais, mandados de busca ao Poder Judiciário, pedidos que foram atendidos com parecer favorável do Ministério Público de Pinheiro Machado, tendo o cumprimento das medidas ocorrido na data de 26/08/2021 nos municípios de Pelotas, Capão do Leão, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Morro Redondo e Piratini. Até o momento 19 investigados no inquérito já foram pessoas foram presos.


A organização criminosa atacava em praticamente toda a Região Sul do Estado, tendo a operação levado o nome de FARROUPILHA em referência ao município de Piratini, um dos mais atacados pelo bando. 


O grupo tinha como principal modus operandi típico o roubo com violência. Usando toucas ninja, fortemente armados e utilizando veículos clonados, adentravam em residências rurais e mantinham famílias em cárcere até que máquinas, utensílios domésticos, armas, arreios e outros objetos fossem carregados. Em alguns casos os criminosos também levavam animais. A participação direta dos integrantes da organização criminosa foi identificada pela equipe de investigações da DECRAB/Bagé em pelo menos 34 ocorrências policiais onde foram subtraídos bens na ordem de R$ 630.000,00. Várias ferramentas investigação foram utilizadas pelos policiais.


Os investigados também ofereciam serviço de segurança rural, através de empresa de vigilância, sediada em Capão do Leão. A empresa, que atua de forma irregular, teve suas atividades encerradas.


A grande maioria dos investigados possuem vasta ficha criminal, inclusive já haviam sido presos pela DECRAB/Bagé em anos anteriores. 


Apenas no mês de agosto a DECRAB/Bagé desarticulou três organizações criminosas especializadas em crimes rurais: Operação Ronda Tirana na Região Central, onde 8 prisões por foram cumpridas (grupo especializado em crimes de abigeato); Operação Bento Rengo na região da Campanha, onde 5 prisões foram realizadas (grupo especializado em crimes de abigeato e fraudes documentais); e a Operação Farroupilha na Região Sul, onde 19 prisões foram realizadas (grupo especializado em roubos e furtos a propriedades rurais, entre outros crimes). Ao todo 32 prisões foram realizadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog