A população de Canguçu e Pelotas foi aos mercados e supermercados no fim de tarde e noite de sexta-feira, 05, para se preparar com estoque de mercadorias após as restrições de bandeira preta e proibição de venda de itens não essenciais pelo governo do RS e o lockdown decretado pela Prefeita Paula Mascarenhas em Pelotas.
Em Pelotas o lockdown vai das 6h da manhã de sábado (06), até as 5h da manhã de segunda(08).
Imagens do movimento no Macro Atacado Krolow por Gustavo Vargas
VÍDEO
Em todo o RS:
Os estabelecimentos só poderão comercializar produtos de alimentação, higiene e limpeza. Os demais itens, somente por tele-entrega, como já ocorre para serviços não essenciais.
"Não é apenas uma questão concorrencial, é também uma forma de buscar reduzir as aglomerações nos supermercados. Eles estão abertos pela essencialidade dos produtos que vendem e por isso eles precisam seguir abertos, mas os itens não essenciais não devem ser vendidos", explicou Leite.
Restrições das 20h até 5h mantidas até dia 31 de março
Após ressaltar a alta de internações pela Covid-19, o chefe do Executivo também anunciou a manutenção da suspensão da cogestão até o dia 22 e estendeu o período de restrição geral das atividades - das 20h até 5h - até o dia 31 de março. De acordo com Leite, baseado nos exemplos de outros países, três semanas com restrições é o período para que os efeitos sejam observados nas internações e nos hospitais.
Ainda sobre a cogestão, Leite projetou o retorno do modelo no dia 22 de março, mas com protocolos de bandeira vermelha mais rigorosos. A ideia do governador ao fazer projeções é que se tenha uma perspectiva de saída e assim, os protocolos sejam cumpridos.
Nas regras atuais de bandeira preta, o governador comunicou algumas alterações. Entre elas, estão o fechamento de áreas comuns de condomínios. A determinação abrange academias, piscinas e outros locais. Banhos de mar, rio e lagoa também ficam proibidos no risco altíssimo para Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog