Foto: Evaldo Gomes/Arquivo |
A partir da quinta-feira (08/08), o deslocamento de um cavado (pontilhado amarelo) em médios (5 km de altitude) e altos níveis (11 km de altitude) que cruza os Andes favorecerá o processo de ciclogênese entre o Uruguai,
Argentina e Rio Grande do Sul entre a noite de quinta e a manhã da sexta-feira (09/08). Desta forma, a quinta-feira (08/08) será de tempo instável com pancadas de chuva acompanhadas de raios entre o Uruguai, nordeste da Argentina e metade sul do Rio Grande do Sul.
A intensa advecção de ar quente associada ao Jato de Baixos Níveis (setas vermelhas) contribuirá para a intensificação das instabilidades e, com isso, poderão ocorrer temporais acompanhados de rajadas de vento de forte intensidade. Entre o Uruguai e sul do Rio Grande do Sul haverá condição para acumulados elevados ao final do dia.
Na sexta-feira (10/08), permanecerá a condição para chuvas ao longo do dia entre o Uruguai, nordeste da Argentina e metade sul do Rio Grande do Sul.
Embora a condição para temporais seja menor, a chuva será de forte intensidade em alguns momentos e constante durante o dia o que elevará o potencial para transtornos a população destas regiões.
CPTEC INPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog